Agência Assembléia
A pavimentação na Zona Rural está bem adiantada |
A deputada Gardênia Castelo (PSDB) garantiu nesta quarta-feira (28) a seu colega parlamentar Bira do Pindaré (PT), que a pavimentação já chegou aos bairros de São Luís. E acrescentou que só não chegou junto com a pavimentação das avenidas por questões contratuais. Ela explicou que são contratos diferentes, ou seja, a empresa que faz o trabalho nas avenidas é uma, a que faz a pavimentação nos bairros é outra.
Segundo a parlamentar, na zona rural de São Luís, a pavimentação já está bem adiantada, chegando a 35 comunidades. Gardênia disse que na semana passada, o prefeito João Castelo (PSDB) esteve na Cidade Olímpica e no conjunto São Raimundo despachando ordens de serviço para que as obras se iniciassem no mesmo dia. Na Cidade Olímpica – explicou Gardênia – serão contempladas 49 ruas com pavimento, micro-drenagem e meio fio. No São Raimundo, serão contempladas 34 ruas. E adiantou que ainda esta semana serão despachadas ordens de serviços para outros bairros.
Amanhã, segundo Gardênia Castelo garantiu ao deputado Bira do Pindaré, sai a ordem de serviço para a área do Turu, iniciando pela Vila Luizão e, na sexta-feira, para a área Itaqui-Bacanga, contemplando as Vilas Mauro Fecury I e II, Vila Nova e Vila Arari.
Gardênia explicou que esse contrato de ruas novas, pavimento novo, chegará a 668 ruas na cidade de São Luís. “É um trabalho nunca antes realizado na capital. É a primeira vez que São Luís tem um plano macro de revitalização e pavimentação, atingindo, entre avenidas recuperadas e ruas pavimentadas que estavam na terra, 618 quilômetros”, informou.
Em aparte, o deputado Bira do Pindaré indagou sobre o Residencial João do Vale e a deputada respondeu que já está na pauta da prefeitura. Segundo ela, foi feito todo um levantamento e no próximo dia 4 de outubro, terça-feira próxima, será dada a ordem de serviço para aquele bairro.
“Aquele conjunto, a partir da próxima semana, ganhará pavimento novo. Todo ele, todas as suas ruas serão pavimentadas e drenadas”, garantiu Gardênia. Para dizer depois que 618 quilômetros de vias para a prefeitura é muito, mas para São Luís é pouco.
A deputada ainda comentou sobre os invernos rigorosos que atingiram São Luís nos anos de 2009 e 2010, afirmando que a determinação do prefeito, daqui para frente, é agilizar todo esse trabalho. Lembrou, também, que as realizações da Prefeitura de São Luís na área de saneamento são fruto de parcerias com o governo federal, Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird), BNDES, instituições financeiras que estão colaborando para a urbanização das grandes valas abertas em São Luís.
O deputado Bira do Pindaré reafirmou sua posição de apontar o que estiver errado, mas aplaudir aquilo que estiver certo. Gardênia respondeu que São Luís cresceu muito ao longo desses 400 anos sem um planejamento efetivo que só está acontecendo agora.