Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites terá ação social na Praça Deodoro

ma.gov.br
Como parte da mobilização pelo “Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais, desenvolverá nesta quinta-feira (28), na Praça Deodoro (Centro), ações de conscientização, combate e controle da doença. A intenção é sensibilizar a população para as formas de transmissão, diagnóstico, prevenção, localização de serviços de saúde disponíveis para orientação e assistência, buscando a redução da incidência das hepatites virais.

Durante a ação, que começará às 9h e durará todo o dia, nas tendas erguidas em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite, serão realizadas palestras, panfletagens com material educativo, distribuição de preservativos, teste rápido para hepatite B e C, e vacinação contra a hepatite tipo B. Para tomar a dose da vacina basta que o indivíduo atenda a exigência de ter até 24 anos de idade.

Para execução dos serviços prestados, a atividade contará ainda com o apoio de varias entidades parceiras, como Sesi, Senai, Ufma, UMA C, Lacem-MA, entre outras.

Hepatites virais são doenças provocadas por agentes etiológicos de diferentes tipos de distribuição universal, que variam de região para região. De complexidade diagnóstica e terapêutica, constituem sério problema de saúde pública pela importância epidemiológica e por sua diversidade virológica, formas de transmissão e evolução clínica.

As formas de transmissão e evolução das hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos: o de transmissão fecal-oral (vírus “A” e “E”), cujo mecanismo de transmissão está ligado às condições de saneamento básico, higiene ambiental, dos alimentos e da água. Já as hepatites B, C e D se dão por vias parenteral, sexual, colocação de tatuagem e piercings, e ainda o compartilhamento de materiais contaminados como utensílios de higiene pessoal, como alicates de unha, barbeadores, escovas de dente e etc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *