48,30% dos alunos do ensino médio do MA não tem idade compatível com a série cursada

O percentual de estudantes que estão atrasados na escola é maior nos estados do Norte e Nordeste. No Pará, por exemplo, quase 40% (39,90%) dos alunos do ensino fundamental não cursam a série adequada para sua idade, enquanto a média nacional é de 23,6%. O estado da região Norte é o líder brasileiro da estatística negativa.
Infelizmente o indicador também aponta sérios problemas no Maranhão. No estado, a distorção na idade dos alunos que cursam o ensino fundamental é grande e chega a 30,50% de crianças que não estão na série compatível com a idade.
Problemas educacionais não se encontram somente no ensino fundamental maranhense. No ensino médio a problemática é bem maior, com 48,30% dos estudantes que estão com idade avançada para a série que cursa. Além de Pará e Maranhão, Bahia e Sergipe também têm altos índices: 38,1% e 37,9%, respectivamente.
Legislação
Pela legislação que organiza a oferta do ensino no país, a criança deve ingressar aos 6 anos no 1° ano do ensino fundamental e concluir a etapa aos 14. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no ensino médio.
De 2008 a 2010, o percentual de alunos que não estão na série adequada registrou leve alta. A taxa passou de 22,1% no ensino fundamental, em 2008, para 23,6% em 2010. No ensino médio, o percentual era de 33,7% em 2008 e foi e chegou a 34,5% no ano passado.

Taxas baixas

Na outra ponta, o estado com a menor taxa de distorção idade-série no ensino fundamental é São Paulo: 8,4% dos alunos desta etapa não cursam a série adequada a sua idade. Em seguida aparecem Paraná (14,8%) e Santa Catarina (15,2%). As três unidades da federação também têm os menores índices no ensino médio, sendo os estudantes catarinenses os com melhor resultado: 16,4% estão atrasados na escola.
Taxa de distorção
As taxas de distorção idade-série do Censo Escolar 2010 é o indicador que mede a proporção de alunos que não está matriculada na série indicada à faixa etária.


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