Bombeiros participam de curso com certificação internacional

Um grupo de 16 bombeiros participaram neste fim de semana do curso de PreHospital Trauma Life Support (PHTLS). A turma reuniu praças e oficiais lotados das unidades em São Luís, Imperatriz, Balsas e Pinheiro.
O comandante-geral do CBM-MA, coronel Marcos Paiva declarou que “Seria muito mais oneroso aos cofres públicos, se enviássemos os nossos bombeiros para São Paulo ou Ceará, onde existem núcleos especializados em oferecer o curso, por isso ao tomarmos conhecimento que o mesmo seria ministrado em São Luís, não hesitamos em disponibilizar certa quantidade de vagas para os nossos bombeiros, pois, posteriormente, todos poderão funcionar como multiplicadores e, assim, estaremos utilizando um modelo de atendimento pré-hospitalar, apontado como referencial, e adotado em 52 países”.
 A técnica é apontada como o que existe de mais moderno no tratamento do trauma, conquistando grande credibilidade, sendo hoje considerados pré-requisitos para o exercício de atendimento ao trauma e emergência, por inúmeras instituições públicas e privadas, incluindo assim, o Corpo de Bombeiros do Maranhão.
O curso foi ministrado por profissionais renomados, internacionalmente, entre eles, a médica cirurgiã-geral Junia Shique Sueoka, do Núcleo do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) e Faculdade de Medicina do ABC, e Daniel Lima, também especialista em cirurgia geral. “É um prazer muito grande repassar as informações que dispomos a cada um de vocês. Para quem trabalha como socorristas, no caso os praças e oficiais do Corpo de Bombeiros, esse curso é de suma importância, pois visa sistematizar e, ainda, evidenciar a melhor forma de atender um paciente em estado crítico”, enfatizou Junia Shique.
As aulas foram realizadas no prédio do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Praça Gonçalves Dias. Incluíram ensinamentos práticos e teóricos. “São oito estações práticas e oito teóricas. Ao final, os alunos passam por avaliação”, disse a ministrante. O certificado de conclusão é emitido pela Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (NAEMT), comitê ligado ao Colégio Americano de Cirurgiões.
. “Cheguei aqui acreditando que sabia muita coisa na área de pronto atendimento, mas, logo nas primeiras aulas, tive a certeza que precisava aprender muito mais”, afirmou a tenente Nívea Melo.
De acordo com o major Paulo Timóteo Andrade, chefe de gabinete do Comando Geral do CBM-MA e primeiro oficial da Corporação em obter o certificado, a participação de bombeiros permitirá um ganho significativo não só no campo individual, mas, também, institucional e social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *