Novo Corredor de Transporte Urbano: Gardênia afirma que acredita no apoio do Governo Federal

 
 Deputada ressalta que São Luís foi uma das poucas cidades que entregou projeto de mobilidade urbana, no valor de R$ 430 milhões
Gardênia Castelo
Deputada Estadual
 A deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB) disse, na sessão desta quarta-feira (18), que o Novo Corredor de Transporte Urbano de São Luís interligará várias vias que formarão um anel urbano sem interrupções na capital. De acordo com a parlamentar, o projeto, elaborado pela Prefeitura de São Luís e entregue pelo prefeito João Castelo ao Ministério das Cidades na última sexta-feira, tem o propósito de dar fluidez ao trânsito da cidade. 
 “O que foi feito aqui em São Luis, o Anel Viário que existe ai, foi projetado há quarenta anos pelo então prefeito Haroldo Tavares. E de quarenta anos para cá, a cidade, que vai para os seus 400 anos de fundação e até outro dia sem nenhum planejamento, passou de um milhão de habitantes, e um milhão de problemas”, disse Gardênia.
 A parlamentar informou que a Prefeitura de São Luis passou um ano e oito meses elaborando o projeto do novo corredor urbano da cidade. “Não é simplesmente uma via expressa, é muito mais que uma via expressa, é uma via que não tem interrupção na maior parte do seu percurso”, frisou Gardênia Castelo, ao pontuar que o Novo Corredor de Transporte Urbano de São Luís contemplará 44 bairros em seu trajeto.
 Gardênia Castelo explicou que o traçado do Corredor de Transporte Urbano de São Luís inicia-se na Avenida Ferreira Goulart (se interligando com a ponte do São Francisco), cruza a Avenida Carlos Cunha e segue até a Cohab, margeando o Rio Anil, num total dede 12,3 quilômetros de vias sem cruzamentos de nível.  
 Gardênia esclareceu que os recursos para a execução do Novo Corredor de Transporte Urbano são do PAC Mobilidade Urbana, onde São Luís está inserido no segundo grupo dos municípios que possuem de um a três milhões de habitantes, com recursos de R$ 430 milhões, na segunda etapa do programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).
 “A Presidenta Dilma [Rousseff] anunciou no momento que era um valor referência, que não haveria contingenciamento. Sendo assim, acreditamos na seriedade do programa, que, de fato, é um programa sério, a exemplo do PAC I, que São Luís conseguiu cento e quarenta milhões de recursos e as obras estão em andamento, porque apresentou projetos na ocasião”, ressaltou Gardênia, ao enfatizar que a Prefeitura está seguindo todos os trâmites conforme orientação do PAC Mobilidade Urbana.
 A deputada disse que o prefeito João Castelo, acompanhado de uma comitiva de secretários, fez a apresentação e respectiva entrega do projeto do Novo Corredor de Transporte Urbano de São Luís à Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.
 A parlamentar tucana destacou que a mobilidade urbana nas cidades, especialmente nas capitais, tem sido um desafio para a presidenta Dilma Rousseff e que, por isso, acredita que São Luís poderá contar com o apoio do governo federal. 
 “A presidenta disponibilizou R$ 18 bilhões para o PAC Mobilidade Urbana. E hoje só tem lá, até semana passada, R$ 3 bilhões de projetos apresentados. Como se vê, poucos estados e municípios apresentaram projetos. Então, está sobrando recursos e a prefeitura de São Luís apresentou um projeto de mobilidade de cerca de R$ 430 milhões”, declarou.
 Gardênia Castelo solicitou ainda que os deputados da Casa subscrevessem requerimento de sua autoria que propõe a realização de uma Audiência Pública para que o governo do Estado apresente o projeto da Avenida Metropolitana e a Prefeitura de São Luís o do Novo Corredor de Transporte Urbano. “O intuito do requerimento é que a gente possa conhecer realmente, de perto, os dois projetos que vão, sem dúvida, contribuir para a melhoria da nossa cidade”, concluiu.

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