Deputada Gardênia Castelo participará de audiência pública em Estreito

Dep. Gardênia Castelo
A deputada Gardênia Castelo (PSDB) estará presente, nesta quinta-feira (26), na audiência pública, na qual serão debatidos os impactos ambientais em virtude da construção da barragem da Hidrelétrica do Consórcio Estreito Energia (Ceste), principalmente quanto às denúncias da mortalidade de cerca de 20 toneladas de peixes na bacia do rio Tocantins causada pelo empreendimento.
Segundo a deputada tucana, a audiência será uma excelente oportunidade para que o parlamento maranhense acompanhe as atividades do Consórcio e faça proposições no sentido de encontrar formas para que o empreendimento privado não seja inviabilizado, mas também não agrida o meio ambiente. Gardência Castelo disse ainda, que o importante é que o empreendimento esteja comprometido com os conceitos sustentáveis de desenvolvimento.
“O objetivo da realização da audiência pública é exatamente ouvir todos os atores sociais, econômicos e políticos envolvidos neste grandioso empreendimento que é o Ceste. É uma excelente oportunidade de esclarecer pontos que ainda não foram totalmente claros, como a questão da mortandade dos peixes, a retirada dos moradores ribeirinhos e as consequências sociais causadas, enfim, iremos a Estreito como o propósito de colocar a Assembleia Legislativa a par do que realmente acontece nessa promissora região do Maranhão. Defendemos os investimentos e empreendimentos privados, mas eles devem estar comprometidos com os conceitos básicos dos modelos de desenvolvimento sustentável”, disse a deputada.
A Hidrelétrica de Estreito foi construída pelo Governo Federal no Rio Tocantins na região norte do Estado e Sul do Maranhão, sendo que seu reservatório começou a encher no mês de dezembro de 2010 e sua 1ª turbina já entrou em operação, com capacidade de 135 megawatts. A última máquina geradora de energia deve entrar em operação em junho de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *