O prefeito de São Luís, João Castelo, vistoriou, na
manhã desta quinta-feira (7), as obras de prolongamento da Avenida Litorânea,
de reconstrução da nova Avenida Mário Andreazza e de construção de duas pontes
sobre o Rio Pimenta. Ele estava acompanhado de secretários e auxiliares de
governo. “As obras estão andando bem, dentro das nossas previsões”, disse o
chefe do Executivo, depois de percorrer e observar o andamento dos serviços nos
três locais.
manhã desta quinta-feira (7), as obras de prolongamento da Avenida Litorânea,
de reconstrução da nova Avenida Mário Andreazza e de construção de duas pontes
sobre o Rio Pimenta. Ele estava acompanhado de secretários e auxiliares de
governo. “As obras estão andando bem, dentro das nossas previsões”, disse o
chefe do Executivo, depois de percorrer e observar o andamento dos serviços nos
três locais.
O primeiro ponto visitado pelo prefeito foi a obra
de prolongamento da Avenida Litorânea. “A previsão é de, em três meses,
inaugurarmos a primeira etapa desta obra” assegurou João Castelo.
de prolongamento da Avenida Litorânea. “A previsão é de, em três meses,
inaugurarmos a primeira etapa desta obra” assegurou João Castelo.
O prolongamento da Avenida Litorânea, num trecho de
aproximadamente 1.140 metros de extensão, é uma obra fundamental para o
bem-estar da população, que vai ganhar mais uma opção de lazer e de mobilidade
urbana, como também para o incentivo ao turismo em toda a orla marítima da
cidade. Os serviços concentram-se no enroscamento (maciço composto por blocos
de rocha compactados) das pedras quebrar-mar, procedimento que tem a função de
sustentar a construção e proteger contra o embate das águas.
aproximadamente 1.140 metros de extensão, é uma obra fundamental para o
bem-estar da população, que vai ganhar mais uma opção de lazer e de mobilidade
urbana, como também para o incentivo ao turismo em toda a orla marítima da
cidade. Os serviços concentram-se no enroscamento (maciço composto por blocos
de rocha compactados) das pedras quebrar-mar, procedimento que tem a função de
sustentar a construção e proteger contra o embate das águas.
As etapas de intervenções do prolongamento da
Avenida Litorânea consistem nas seguintes fases: contenções laterais da avenida
(no lado da praia) muro de arrimo (lado das dunas), a consolidação do aterro, o
enroscamento de pedras de 100 a 300 quilos (proteção de aterros contra efeitos
erosivos), para a adequação da via, e, em seguida, a pavimentação com a
aplicação do CBUQ – Composto Betuminoso Usinado a Quente. Por fim, o trecho
receberá sinalização horizontal e vertical.
Avenida Litorânea consistem nas seguintes fases: contenções laterais da avenida
(no lado da praia) muro de arrimo (lado das dunas), a consolidação do aterro, o
enroscamento de pedras de 100 a 300 quilos (proteção de aterros contra efeitos
erosivos), para a adequação da via, e, em seguida, a pavimentação com a
aplicação do CBUQ – Composto Betuminoso Usinado a Quente. Por fim, o trecho
receberá sinalização horizontal e vertical.
O secretário municipal de Obras e Serviços
Públicos, Marcos Aurélio Freitas, disse que já foi feito um trecho de 350 m de enroscamento.
“Até o final do mês, esta etapa estará pronta”, disse. Segundo o titular da
Semosp, a obra segue dentro do cronograma elaborado. “Depois disso, será
realizado o preenchimento com areia e, em seguida, o talude (1,5m altura) e a
consolidação do leito da via em preparo para a pavimentação”, explicou.
Públicos, Marcos Aurélio Freitas, disse que já foi feito um trecho de 350 m de enroscamento.
“Até o final do mês, esta etapa estará pronta”, disse. Segundo o titular da
Semosp, a obra segue dentro do cronograma elaborado. “Depois disso, será
realizado o preenchimento com areia e, em seguida, o talude (1,5m altura) e a
consolidação do leito da via em preparo para a pavimentação”, explicou.
O projeto geométrico de prolongamento da Avenida
Litorânea apresenta um primeiro subtrecho, que vai do final da avenida até o
início do cruzamento com a Rua das Cegonhas, onde haverá duas pistas com duas
faixas de tráfego de 10,40 metros cada uma, duas faixas de estacionamento, uma
em cada pista, separadas por um canteiro central com largura de quatro metros,
além de uma faixa de passeio e uma ciclovia.
Litorânea apresenta um primeiro subtrecho, que vai do final da avenida até o
início do cruzamento com a Rua das Cegonhas, onde haverá duas pistas com duas
faixas de tráfego de 10,40 metros cada uma, duas faixas de estacionamento, uma
em cada pista, separadas por um canteiro central com largura de quatro metros,
além de uma faixa de passeio e uma ciclovia.
Já no segundo subtrecho, que vai do cruzamento da
Rua das Cegonhas até as proximidades da Rua São Geraldo, serão construídas uma
faixa de tráfego e uma de estacionamento. As pistas terão seis metros de
largura: uma de passeio com três metros; e a do lado esquerdo da ciclovia de
três metros de largura. Os dispositivos de drenagem localizados ao lado do
meio-fio, no lado interno de escoamento da água, terão 45 centímetros.
Rua das Cegonhas até as proximidades da Rua São Geraldo, serão construídas uma
faixa de tráfego e uma de estacionamento. As pistas terão seis metros de
largura: uma de passeio com três metros; e a do lado esquerdo da ciclovia de
três metros de largura. Os dispositivos de drenagem localizados ao lado do
meio-fio, no lado interno de escoamento da água, terão 45 centímetros.
Mário Andreazza
Em seguida, Castelo verificou as obras de
reconstrução e readequação da nova Avenida Mário Andreazza, via importante que
faz a ligação entre a Daniel de La Touche e a São Luís Rei de França. O chefe
do executivo municipal aprovou a qualidade dos serviços realizados pela
Prefeitura no local e destacou o valor que a obra terá para a comunidade.
reconstrução e readequação da nova Avenida Mário Andreazza, via importante que
faz a ligação entre a Daniel de La Touche e a São Luís Rei de França. O chefe
do executivo municipal aprovou a qualidade dos serviços realizados pela
Prefeitura no local e destacou o valor que a obra terá para a comunidade.
Pontes sobre o Rio Pimenta
Ao final, o prefeito fez uma visita às duas pontes
de concreto que estão sendo construídas pela Prefeitura sobre o Rio Pimenta. O
tabuleiro, a proteção e o passeio já foram concluídos, restando a fase de
urbanização. “Elas serão um elo intra-bairro para chegar e vir da Litorânea,
bem como serão uma opção utilizada para quem trafega na Avenida dos
Holandeses”. As duas pontes têm 12 m de comprimento e 10 m de largura.
de concreto que estão sendo construídas pela Prefeitura sobre o Rio Pimenta. O
tabuleiro, a proteção e o passeio já foram concluídos, restando a fase de
urbanização. “Elas serão um elo intra-bairro para chegar e vir da Litorânea,
bem como serão uma opção utilizada para quem trafega na Avenida dos
Holandeses”. As duas pontes têm 12 m de comprimento e 10 m de largura.
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