Uma equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai percorrer as escolas públicas de Bacabal (MA), nesta semana, para conferir de perto a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O objetivo é esclarecer dúvidas dos dirigentes escolares, orientá-los sobre as normas do programa e sanar possíveis falhas na utilização dos recursos.
As visitas de monitoramento começam nesta segunda-feira (7) e vão até a próxima quinta-feira (10). Para reforçar a capacitação, o FNDE promove curso na sexta-feira, dia 11, para cerca de 200 agentes envolvidos com a gestão do PDDE em Bacabal e em outros 12 municípios maranhenses.
Criado em 1995, o programa repassa recursos diretamente às unidades de ensino para pequenos reparos e manutenção da infra-estrutura do colégio e compra de material de consumo e bens permanentes, como geladeira e fogão. O PDDE também financia a educação integral e o funcionamento das escolas nos fins de semana, entre outras ações. O orçamento para 2011 é de R$ 1,5 bilhão.
Serviço
Visitas de monitoramento: 7 a 10 de novembro
Capacitação: 11 de novembro
Local da capacitação: Centro de Convivência Social (Estrada Bela Vista próximo ao quartel da Polícia Militar).
Local da capacitação: Centro de Convivência Social (Estrada Bela Vista próximo ao quartel da Polícia Militar).
Municípios convidados: Brejo de Areia, Vitorino Freire, Conceição do Lago Açu, São Luiz Gonzada do Maranhão, Olho D’água das Cunhãs, Bom Lugar, Lago Verde, Altamira do Maranhão, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago da Pedra e Paulo Ramos.