Adriano Ceolin e Severino Motta
iG
Imagens publicadas pelo site Grajaú de Fato mostram o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, descendo de aeronave de prefixo PT-ONJ. Trata-se do mesmo número relatado em reportagem da revista Veja desta semana sobre o avião alugado por uma Organização Não-Governamental de Goiás suspeita de irregularidades na pasta.
Lupi desce de aeronave alugada por ONG, segundo revista |
A 580 km de São Luís, Grajaú foi um dos sete municípios do Maranhão visitados por Lupi em viagens realizadas nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. Em nota divulgada no sábado, ele confirmou “deslocamentos dentro do Estado do Maranhão”. No entanto, o ministro negou ter usado o avião citado pela revista, um King-Air branco em detalhes em azul, PT-ONJ.
Nascimento (camisa vermelha) é principal testemunha de uso de avião de ONG |
Na nota, Lupi diz ter usado um Sêneca, fabricado pela Embraer. “Os deslocamentos realizados dentro do Estado do Maranhão para agendas, parte em veículos de filiados, e parte em aviões de pequeno porte, tipo Sêneca, foram de responsabilidade do Diretório Regional do PDT do Maranhão”, disse.
Nesta segunda-feira, a reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, conseguiu contato com Adair Meira, dono da ONG que teria sido responsável pelo aluguel da aeronove. Ele desmentiu Lupi e contou ter providenciado o avião para o ministro. Na quinta-feira passada, em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro do Trabalho afirmou que não conhecia o dono da entidade.
Além de Lupi e Meira, participaram da viagem o então governador do Maranhão Jackson Lago, que morreu em abril deste ano, o atual deputado federal Weverton Rocha (PDT-MA) e o então secretário de Políticas do Emprego, Ezequiel Sousa do Nascimento. Nas imagens divulgadas pelo Grajaú de Fato, aparecem Lago, Lupi e Nascimento