Uma comissão formada por técnicos da Secretaria de
Estado da Educação (Seduc) e lideranças indígenas foi constituída para buscar
soluções para os problemas relativos à educação nas aldeias do Maranhão. Esse
e outros pontos foram colocados em pauta durante a reunião, nesta terça-feira
(20), em São Luís, com participação de cerca de 60 representantes de
comunidades indígenas de várias etnias.
Estado da Educação (Seduc) e lideranças indígenas foi constituída para buscar
soluções para os problemas relativos à educação nas aldeias do Maranhão. Esse
e outros pontos foram colocados em pauta durante a reunião, nesta terça-feira
(20), em São Luís, com participação de cerca de 60 representantes de
comunidades indígenas de várias etnias.
No encontro, foram discutidas pendências no
pagamento do transporte escolar, deixadas pela gestão anterior, referentes à
2013 e 2014, além do início do ano letivo nas escolas indígenas. Os
índios relataram problemas relativos a alimentação escolar, além da efetivação
e formação de professores. A equipe da Seduc falou do plano de trabalho
traçado para a educação indígena e da reativação do Conselho Estadual de
Educação Indígena.
pagamento do transporte escolar, deixadas pela gestão anterior, referentes à
2013 e 2014, além do início do ano letivo nas escolas indígenas. Os
índios relataram problemas relativos a alimentação escolar, além da efetivação
e formação de professores. A equipe da Seduc falou do plano de trabalho
traçado para a educação indígena e da reativação do Conselho Estadual de
Educação Indígena.
“O Governo do Maranhão está comprometido em
fazer com que a educação atenda às necessidades das crianças, adolescentes e
jovens do nosso estado e, nesse aspecto, também, à educação indígena”, afirmou
a secretária Áurea Prazeres, ao lado do presidente do Conselho Estadual de
Educação, José Bastos, adjuntos, superintendentes e supervisores de educação.
fazer com que a educação atenda às necessidades das crianças, adolescentes e
jovens do nosso estado e, nesse aspecto, também, à educação indígena”, afirmou
a secretária Áurea Prazeres, ao lado do presidente do Conselho Estadual de
Educação, José Bastos, adjuntos, superintendentes e supervisores de educação.
A meta é levar para aldeias programas que
contribuam para elevar o índice de alfabetização, com revisão das diretrizes
curriculares e reestruturação das cinco Unidades Regionais de Educação que
atendem às escolas indígenas.
contribuam para elevar o índice de alfabetização, com revisão das diretrizes
curriculares e reestruturação das cinco Unidades Regionais de Educação que
atendem às escolas indígenas.
“A última formação de professores de escolas
indígenas ocorreu em 2008. De lá pra cá foi só
promessa. Nós queremos o reconhecimento de escolas indígenas e temos esperança
que agora será diferente. A educação nas aldeias, durante todo esse tempo, foi
tratada de forma irresponsável e irregular”, denunciou José Arão Marizé Lopes,
da aldeia Bacurizinho, em Grajaú.
indígenas ocorreu em 2008. De lá pra cá foi só
promessa. Nós queremos o reconhecimento de escolas indígenas e temos esperança
que agora será diferente. A educação nas aldeias, durante todo esse tempo, foi
tratada de forma irresponsável e irregular”, denunciou José Arão Marizé Lopes,
da aldeia Bacurizinho, em Grajaú.