“A mídia bate mais na Dilma”, diz criador do Manchetômetro

Site que compara os espaços destinados aos candidatos
na imprensa mostra, segundo o coordenador das pesquisas, que a presidente está
sendo prejudicada na cobertura das eleições de 2014

Anos
atrás, um grupo de estudantes e profissionais da UERJ (Universidade
Estadual do Rio de Janeiro) resolveu criar um projeto de pesquisa voltado ao
acompanhamento da cobertura das eleições de 2014. A ideia era simples: analisar
alguns dos principais veículos de imprensa do País e verificar se os espaços
destinados aos candidatos estavam ou não equiparados. Daí nasceu o Manchetômetro, site que, segundo o coordenador João Feres Jr
(PhD em Ciência Política), mostra que Dilma Rousseff (PT) é a presidenciável
que mais “apanha” da mídia brasileira.

“Se
você olhar nossos dados, vai ver que a mídia tende a privilegiar as manchetes
negativas. Existe essa preponderância para todos os candidatos. A proporção é
que é diferente. A Dilma tem muito mais notícias negativas em relação às
positivas que os outros. Eles são beneficiados, traduzindo em termos mais
chulos, por que a mídia bate muito mais na Dilma””.

O
pesquisador reconhece, no entanto, que isso não é suficiente para afirmar que a
presidente tem sido injustiçada na cobertura da grande mídia. Por ocupar o
cargo mais alto do Poder Executivo, é natural que ela esteja mais presente na
imprensa que seus concorrentes.

“O que vamos fazer em
breve para tentar resolver essa questão é analisar a eleição de 1998, em que
Fernando Henrique Cardoso concorreu à reeleição. As situações são parecidas e
invertidas: antes era o PSDB concorrendo à reeleição, agora é o PT. Aí
poderemos comparar melhor. Se descobrirmos que há uma diferença vai ficar mais
do que provado que é, sim, um viés da mídia. Já existem outros trabalhos que
mostram que a imprensa se calou naquelas eleições, que ela publicou pouco sobre
política. O que queremos é testar isso com nosso trabalho”, disse.

Fonte: Terra

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