O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminha na tarde desta terça-feira ao Congresso um relatório com recomendação para paralisação de 26 obras federais. Conforme o documento de fiscalização das obras 2011, as construções podem prejudicar os cofres públicos em R$ 2,6 bilhões se continuarem como estão.
Foram fiscalizadas 230 obras em todo o País de novembro de 2010 a outubro de 2011, com o objetivo de verificar a aplicação correta dos recursos federais em obras públicas. O orçamento previsto para essas obras soma mais de R$ 36 bilhões. As 26 obras com recomendação da paralisação fazem parte de 190 que apresentaram indícios de irregularidades graves.
A interrupção das obras depende de avaliação do Congresso Nacional. No ano passado, o TCU verificou que 32 obras tinham indícios de irregularidades graves, mas somente seis foram incluídas pelo Congresso no quadro de bloqueio orçamentário.
Os Estados com obras mencionadas no parecer são: Acre, Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.