Asscom Gabinete
Dep. Hélio Soares
Dep. Estadual Hélio Soares |
O deputado Hélio Soares (PP), em pronunciamento feito na sessão desta segunda-feira, 11, destacou o projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a imunização de mulheres com a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) e do câncer do colo do útero na rede pública de saúde do Estado. A proposição encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Hélio ressaltou que a aprovação desse projeto é de suma importância uma vez que a maioria das mulheres, principalmente no interior do Estado, não dispõem de recursos financeiros para fazer esses exames. “Saúde pública é um dever do nosso Estado e é garantido por nossa Constituição. Espero que o secretário de Saúde, Ricardo Murad, atenda a nossa solicitação, pois a medida irá beneficiar centenas de mulheres”, frisou ele.
Durante a sua fala Hélio Soares lembrou que o câncer do colo de útero quase sempre é provocado pelo HPV, sendo o terceiro tipo de câncer mais comum no país, ficando atrás do câncer de pele e do câncer de mama. O HPV é transmitido, principalmente pelas relações sexuais, podendo ocorrer também através do contato independente da consumação do ato. O HPV é um vírus sexualmente transmissível, causa lesões de pele e mucosa e já é um dos principais responsáveis pelo câncer do colo uterino.
As variações desses vírus os mais comuns são HPV/16, HPV/18, HPV/31 e HPV/45, responsáveis pela morte de aproximadamente 230 mil mulheres por ano em todo mundo. Entretanto, dados comprovam que cerca de 470 mil mulheres são infectadas todos os anos com algo dos mais de 100 tipos de HPV. “É importante destacar que a vacina, além de prevenir o câncer de colo de útero, também atua com ação nos pré-cânceres, vulvares e vacinas causados pelo HPV/16 e HPV/18 nas lesões pré-cancerosas vaginais e vulvários de baixo grau e nas verrugas genitais causadas por HPV tipo: 06, 11, 16 e 18. Por isso, faço um apelo ao presidente da CCJ, deputado Carlos Alberto Milhomem para que essa comissão olhe e estude com carinho para que possamos amenizar esse grande mal causado nas mulheres”, apelou Hélio Soares.
Projeto
De acordo com o Artigo 2º, os resultados positivos serão encaminhados para tratamento das unidades hospitalares da Rede Pública de Saúde do Estado e centros de saúde especializados. Além disso, às mulheres na faixa entre 9 e 26 anos, fica assegurado o direito de receber gratuitamente todas as doses necessárias da vacina para imunização contra o HPV na rede pública de saúde do Estado do Maranhão.