O pré-candidato ao Senado, Hilton Gonçalo visita Sala do Empreendedor em Arari e defende fortalecimento dos pequenos negócios

Dr. Hilton Gonçalo, cumpriu agenda no município de Arari, onde visitou as instalações da Sala do Empreendedor. O encontro, que reuniu lideranças locais e representantes do setor produtivo, serviu para reafirmar o compromisso do político com a pauta do desenvolvimento econômico regional e o apoio ao microempreendedorismo.

Durante a visita, Hilton Gonçalo conheceu de perto o fluxo de atendimento e os serviços oferecidos no espaço, que atua em parceria estratégica com o Sebrae para oferecer suporte técnico e capacitação. Para o pré-candidato, estruturas como a Sala do Empreendedor são motores essenciais para a economia municipal, pois oferecem o suporte necessário para que o cidadão transforme ideias em negócios viáveis.

“Sei da importância de criar caminhos que fortaleçam o pequeno empreendedor, gerem oportunidades e incentivem o crescimento dos negócios locais”, destacou Gonçalo. Em sua fala, o político enfatizou que sua plataforma de atuação busca impulsionar espaços de fomento, focando em três pilares centrais: ampliação do acesso ao crédito, investimento em capacitação técnica e a desburocratização de processos.

A passagem por Arari reforça a estratégia de Hilton Gonçalo em dialogar diretamente com as bases produtivas do Maranhão.

Ao defender que o empreendedorismo deve ser exercido com “segurança e dignidade”, o pré-candidato sinaliza para o eleitorado uma agenda voltada à geração de emprego e renda através do fortalecimento da economia capilar do estado.

Sebrae leva orientação empreendedora à Feira da Cidadania e aproxima serviços da população da Cidade Operária

A população da Cidade Operária teve acesso, nesta quinta-feira (11), a uma série de serviços gratuitos durante a Feira da Cidadania, realizada na Paróquia São João Calábria, em São Luís. A iniciativa reuniu instituições públicas e parceiros em uma ação voltada à promoção da cidadania, inclusão social e acesso a políticas públicas, aproximando diversos atendimentos da comunidade. A feira integra uma agenda de ações itinerantes realizadas em diferentes cidades brasileiras, levando serviços essenciais e orientações à população, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.

Entre os parceiros da ação, o Sebrae Maranhão participou com uma equipe técnica especializada, oferecendo orientações sobre formalização de Microempreendedores Individuais (MEI), abertura de empresas, esclarecimento de dúvidas relacionadas ao empreendedorismo e informações sobre soluções voltadas ao desenvolvimento dos municípios. A proposta foi facilitar o acesso dos cidadãos a serviços que contribuam para a geração de renda, fortalecimento dos pequenos negócios e inclusão produtiva.

A ação integra o programa Governo Federal na Rua, iniciativa que reúne diversos órgãos e instituições para ampliar o acesso da população a serviços públicos e oportunidades de desenvolvimento. Para Nicolau de Jesus Pamplona Beltrão, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), a parceria entre os órgãos fortalece o alcance da iniciativa. “A Feira da Cidadania é uma importante iniciativa do Governo Federal para aproximar serviços essenciais da população, especialmente daqueles que mais precisam. Estamos reunindo diversos parceiros para oferecer atendimentos gratuitos e facilitar o acesso a direitos, oportunidades e políticas públicas. A participação do Sebrae e do Ministério do Empreendedorismo fortalece ainda mais essa ação, levando orientações para formalização de negócios, abertura de empresas e regularização de atividades empreendedoras”, destacou.

Entre os atendidos estava o empreendedor cultural Wagner Heineck, que aproveitou a oportunidade para regularizar sua situação como microempreendedor e destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população. “Muitas vezes, as pessoas encontram dificuldades para acessar esses serviços, e ações como esta aproximam as oportunidades de quem mais precisa. Para mim, foi uma excelente oportunidade, pois participei da Feira da Cidadania e já vou sair daqui com meu MEI regularizado, algo que vai contribuir diretamente para o meu trabalho como empreendedor cultural”, afirmou.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís, Antonio Veras, ações realizadas diretamente nas comunidades permitem que mais pessoas conheçam e acessem os serviços de apoio ao empreendedorismo. “A participação do Sebrae na Feira da Cidadania reforça nosso compromisso de estar cada vez mais próximo da população, levando orientação, conhecimento e oportunidades para quem deseja empreender ou fortalecer o seu negócio”, ressaltou.

A presença do Sebrae na Feira da Cidadania reforça sua atuação em iniciativas que promovem inclusão produtiva e desenvolvimento local, aproximando seus serviços de empreendedores e futuros empresários. De acordo com Fernando Reis, analista da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Maranhão, a participação na ação amplia o acesso da população a informações e oportunidades que podem transformar negócios e realidades.

“Participar da Feira da Cidadania é uma forma de ampliar o acesso a oportunidades que contribuem para a geração de renda e o fortalecimento da economia local. Essa atuação reforça a estratégia do Sebrae de estar cada vez mais presente nos territórios, levando informação, orientação e soluções para quem deseja empreender, formalizar suas atividades ou encontrar novos caminhos para o desenvolvimento econômico e social”, concluiu.

São João de São Luís segue com programação diversificada na Maria Aragão, Feirinha e Praia Grande neste fim de semana

A programação do São João de São Luís continua movimentando a cidade entre os dias 11 e 14 de junho, com apresentações culturais e musicais distribuídas pela Praça Maria Aragão, Feirinha São Luís e Beco Catarina Mina, na Praia Grande. Promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a festa reúne grupos tradicionais da cultura popular maranhense, atrações locais e artistas nacionais, fortalecendo as manifestações juninas e opções de lazer para moradores e turistas.

Na quinta-feira (11), a Praça Maria Aragão recebe, a partir das 19h, a Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal. Em seguida, às 20h, o público acompanha o show do Grupo Lamparina. A programação continua às 21h com a Chegança, às 22h com o Bumba Meu Boi de Morros, sotaque de orquestra, e encerra à meia-noite com o tradicional Bumba Meu Boi da Maioba, sotaque de matraca.

Na sexta-feira (12), Dia dos Namorados, o palco da Maria Aragão recebe um encontro especial entre Luciana Simões e Marcelo Jeneci, às 21h. Antes, às 22h, se apresenta o Bumba Meu Boi Brilho da União Mauro Fecury I, sotaque de baixada, e, à 1h da manhã, o Bumba Meu Boi Brilho da Terra, sotaque de orquestra.

Já no sábado (13), a programação começa às 18h com Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, seguida pela Quadrilha Asa Branca, às 19h, e pelo Cacuriá Assa Cana, às 20h. Às 23h, sobe ao palco o Bumba Meu Boi Pirilampo, sotaque de orquestra. Sábado também haverá os shows nacionais de Mano Walter e a banda Magníficos, prometendo uma noite de muito forró e romantismo. 

No domingo (14), a festa tem início às 18h com a Companhia Batuque do Mará. Às 19h, será a vez do Bumba Meu Boi Nina Rodrigues, sotaque de orquestra, seguido pelo Boi Novilho Branco, sotaque de zabumba, às 20h. Encerrando o fim de semana de festa, os shows de Simone Morena e Solange Almeida, dois grandes nomes da música nordestina.

Feirinha São Luís

A programação da Feirinha São Luís, no domingo (14), também valoriza a cultura popular maranhense. As apresentações começam às 10h com o Tambor de Crioula Milagre de São Benedito, de Dona Nilza. Às 11h, o público poderá prestigiar o Cacuriá Balaio de Rosas e, ao meio-dia, o Bumba Meu Boi Tremor da Campina, sotaque de matraca. Encerrando a programação, às 13h30, a cantora Célia Sampaio sobe ao palco para fazer o domingo dos visitantes.

Beco Catarina Mina – Praia Grande

No Beco Catarina Mina, na Praia Grande, a programação musical começa na quinta-feira (11), às 17h, com o Forró Top Xote. Às 19h, se apresenta o Bumba Meu Boi Brilho da Juventude.

Na sexta-feira (12), o público poderá dançar ao som do Forró Pegado, às 17h. Em seguida, às 19h, será a vez do Bumba Meu Boi União da Baixada.

Com uma programação que reúne tradição, diversidade e grandes manifestações culturais, o São João de São Luís segue consolidando a capital maranhense como um dos principais destinos juninos do Brasil, celebrando a identidade cultural do Maranhão e promovendo experiências para todas as idades.

Para garantir a tranquilidade do público durante toda a programação junina, a Prefeitura de São Luís mantém um amplo esquema de segurança e serviços integrados em todos os espaços oficiais da festa. A operação conta com atuação conjunta da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito, equipes de saúde, Defesa Civil e videomonitoramento, além do reforço na iluminação, ordenamento do comércio e apoio às ações de limpeza urbana. O planejamento abrange a Praça Maria Aragão, a Feirinha São Luís, o Beco Catarina Mina e demais pontos com programação oficial, assegurando mais conforto, organização e segurança para moradores e turistas que participam do São João da capital.

PF faz operação contra esquema de corrupção eleitoral no Maranhão

 

A  Polícia Federal deflagrou a Operação Fundo Oculto, com o objetivo de desarticular duas organizações criminosas responsáveis por desvio de recursos públicos e pelo financiamento ilícito de campanhas eleitorais nas eleições municipais de 2024, no estado do Maranhão.

As investigações identificaram um esquema que utilizava empresas detentoras de contratos com prefeituras maranhenses para canalizar recursos públicos que, logo após o crédito nas contas empresariais, eram convertidos em espécie. Os dois grupos operavam com o auxílio de um funcionário de um banco em São Luís.

A apuração revelou que o fluxo financeiro atingiu picos nas semanas imediatamente anteriores ao pleito, com movimentações atípicas que totalizaram quase R$ 10 milhões. Apenas em um dos núcleos investigados, os valores movimentados para repasses ilícitos somaram, aproximadamente, R$ 2 milhões.

As evidências indicam que os recursos eram sacados das contas das empresas e depositados em contas de laranjas. Também foram identificadas planilhas informais de “caixa dois” e arquivos que tratavam explicitamente da logística de entrega de valores e do monitoramento da presença policial nas imediações do banco.

Até o momento, foram identificados 15 candidatos beneficiados diretamente pelo esquema ou destinatários de tratativas de repasses ilícitos. Os repasses eram pulverizados entre servidores.

Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, além do afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, do afastamento de um funcionário público e do sequestro de bens no valor de R$ 4 milhões. As medidas visam identificar a extensão do esquema criminoso, recuperar ativos desviados e interromper a continuidade das práticas ilícitas.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, de lavagem de dinheiro, de organização criminosa, de corrupção ativa e passiva, de desvio de recursos públicos, bem como outros crimes contra a Administração Pública.

Governo destaca investimentos em saneamento básico e ampliação da rede de abastecimento de água no Maranhão

O Governo do Estado em saneamento básico e a ampliação dos sistemas de abastecimento de água em diversas regiões do Maranhão foram destaque no III Seminário Estadual de Direito do Saneamento no Maranhão, que ocorreu nessa terça-feira (9), e reuniu especialistas para discutir os desafios regulatórios, jurídicos e institucionais relacionados à universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil.

Representando o governador Carlos Brandão, o secretário de Estado de Governo (Segov), Márcio Machado, enumerou os investimentos realizados pelo Governo do Maranhão para ampliar o acesso da população aos serviços de abastecimento de água e saneamento.

“Por determinação do governador Carlos Brandão, a Segov tem desenvolvido um importante trabalho em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Entre os investimentos, estão a implantação de mais de 170 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) em áreas urbanas e rurais de diversos municípios maranhenses. O governador conseguiu, junto ao presidente Lula, um investimento de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário pelo Novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], para beneficiar diretamente mais de 30 municípios – entre eles, São Luís, Imperatriz e Barreirinhas”, pontuou o secretário.

Promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (IPEMIL) e pela BRK Maranhão, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB-MA), o seminário reforça o compromisso das instituições envolvidas com o fortalecimento do debate técnico e jurídico sobre o setor, promovendo um diálogo qualificado e contribuindo para o aprimoramento da governança do saneamento no Maranhão.

Nesse contexto, o Governo do Maranhão, por meio da Segov, tem atuado na coordenação e execução de obras estruturantes que ampliam o acesso da população aos serviços básicos, especialmente em comunidades rurais e localidades em situação de maior vulnerabilidade social. Com a implantação de SSAA, a Segov realiza a construção e recuperação de poços, a ampliação da infraestrutura hídrica e o apoio técnico aos municípios maranhenses.

“Desde 2023, já concluímos mais de 170 sistemas de abastecimento, realizamos 65 revitalizações e temos outros 128 sistemas em execução, com entrega prevista até o segundo semestre, além das obras do PAC, que se somam aos investimentos já realizados e entregues em diferentes regiões do Maranhão”, completou o secretário adjunto de Fiscalização de Obras da Segov, Marco Aurélio Simões.

Para a diretora-presidente da BRK Maranhão, Sandra Leal, investir em saneamento significa promover desenvolvimento e qualidade de vida para a população.

“O saneamento é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de qualquer região. É impossível falar em progresso sem destacar a importância do saneamento básico. O acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário não é apenas uma questão de saúde pública, mas também de dignidade humana e justiça social. Investir nessa área significa investir em qualidade de vida e em um futuro mais sustentável para todos”, concluiu.

Assembleia aprova pedido de Aluízio Santos para que o Superintendente do DENIT explique situação da Ponte da Estiva e da BR 222

A Assembleia Legislativa aprovou o Requerimento nº 193/2026, de autoria do deputado estadual Aluízio Santos (PL), que solicita o envio de convite ao superintendente regional do DNIT no Maranhão, João Marcelo Santos Souza. O objetivo é que o representante do órgão compareça ao Parlamento Estadual para prestar esclarecimentos sobre o cronograma de início das obras de pavimentação asfáltica das rodovias federais no estado, com destaque para a BR-222, no trecho que liga os municípios de Chapadinha e Itapecuru-Mirim.

“Aprovamos um convite ao DENIT, que é  um órgão  federal,  aprovamos na Assembleia o requerimento 193/2026, já sugerindo uma data para terça-feira, com um convite Superintendente  Regional do DENIT no Maranhão, o senhor João Marcelo Santos Souza ,  espero que ele possa comparecer, porque ficou uma situação insustentável, imagine só, uma BR-222 de 141 km, que compreende de Chapadinha ao entroncamento de Itapécuru- Mirim , você tem uma BR daquela , com muitas dificuldade de transitar , e não é de hoje, quando fizeram o primeiro serviço no setor , eu já tive fazendo alerta, alertei como engenheiro civil, e colocaram brita, sem ter base, não fizeram base, portanto o trânsito de transporte de grãos terminou, aquela brita descendo, trazendo complicações , destruindo trechos significativos da BR, e na  sequência , preocupados ,  tivemos reunião com o João Marcelo,  uma , duas , pelo menos por três vezes, para tratar da questão do projeto”, disse o Deputado.

O Deputado também ressaltou sua preocupação com a ponte da Estiva na BR 135

‘E aí outra situação que  nós temos na BR 135,  é  com  ponte  da Estiva , eu passei duas horas esperando nesse “siga e pare”,  e o outro lado, que está se passando, a abertura já está maior do que o lado que foi interditado, não se tem uma previsão de obra,  não tem ninguém trabalhando com solidez lá’.

Por fim o parlamentar pediu agradecimentos aos deputados pela compreensão,

“Se interdita uma situação e não oferece uma alternativa, é preocupante , então assim COM essa convocação/convite , aprovada hoje, eu quero agradecer todos os deputados da casa,  ao aprovar  esse convite ,   para que ele possa vir,  aqui na terça-feira , que foi prevista AQUI a data e mais do que isso,  eu também ingressei uma ação no Ministério Público Federal , para a União e também para o  DENIT , para que a gente possa garantir essa obra, mesmo com o período vedado, que vai entrar ai”,  concluiu o deputado.

CCJ aprova PEC que reduz maioridade penal com votos de maranhenses

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 44 votos a 18, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32 e apensadas ) que reduz a maioridade penal dos atuais 18 para 16 anos de idade.

A análise da admissibilidade pela CCJ é apenas o primeiro passo na tramitação do tema na Câmara. Se aprovada, a proposta ainda precisa passar por uma comissão especial e pelo Plenário, em dois turnos de votação.

Pelo Maranhão, três deputados participaram da votação: Aluísio Mendes (Republicanos), Cléber Verde (MDB) e Marreca Filho (PRD). Todos votaram a favor da admissibilidade da PEC.

A proposta principal (PEC 32/15), do ex-deputado Gonzaga Patriota (PE), previa originalmente a plena maioridade civil e penal aos 16 anos. Isso significa que, além de responderem por crimes como adultos, os jovens passariam a ter todos os direitos da vida adulta: poderiam casar, celebrar contratos e obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O texto tornava ainda o voto obrigatório aos 16 anos e reduzia a idade mínima para se candidatar a cargos como o de vereador.

Mas o parecer do relator da medida na CCJ, deputado Coronel Assis (PL-MT), retirou as modificações na esfera civil, prevendo exclusivamente a punição criminal de jovens com mais de 16 anos. Assis explicou que retirou a parte dos direitos civis para garantir que a PEC tratasse apenas de um assunto, evitando “confusão jurídica”, segundo ele.

Além da proposta principal, Assis também recomenda, no parecer, a admissibilidade de duas outras PECs apensadas.

Uma delas (PEC 8/26) sugere a redução da maioridade penal apenas em casos excepcionais, como crimes hediondos ou crueldade extrema, após avaliação técnica do jovem. Já a outra (PEC 9/26) propõe a redução geral para 16 anos em todos os crimes e estabelece que adolescentes de 12 a 16 anos também respondam criminalmente se cometerem crimes com violência, grave ameaça ou contra a vida.

Segundo Coronel Assis, a aprovação da proposta atende à vontade da população. “Aqui existem representantes do povo que não querem fazer a vontade do povo. Qual é a diferença no clamor por justiça da pessoa que tem um ente querido vítima de homicídio por uma pessoa de 18 ou 19 anos ou de uma pessoa de 17 ou 16 anos?” indagou o relator.

Iracema Vale parabeniza Urbano Santos pelos 97 anos e destaca avanços no município

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (MDB), parabenizou o município de Urbanos Santos pelos seus 97 anos de emancipação política. Durante a sessão plenária desta quarta-feira (10), a parlamentar destacou a importância da cidade para o estado, bem como os avanços registrados no município.

Logo no início do seu pronunciamento, Iracema Vale falou sobre sua ligação com o município. Antes de alcançar o mandato estadual, a parlamentar foi, por duas vezes, vereadora e prefeita da cidade. Foi, também, a população de Urbano Santos quem a concedeu a maior votação proporcional para deputada estadual.

“Quando chego em Urbano Santos, me sinto em casa. Me sinto acolhida, feliz com os abraços, carinho e com o amor do povo. Hoje, não pude estar lá, por dever do ofício, mas não poderia deixar passar esse registro e dizer o quanto essa cidade é importante na minha vida e para o Maranhão”, disse Iracema Vale.

Inicialmente chamada de Mocambo e, depois, Vila de Ponte Nova, a localidade foi renomeada para Urbano Santos no ano de 1929, em homenagem ao vice-presidente da República, Urbano Santos da Costa Araújo, natural de Guimarães. Em 1938, Urbano Santos foi elevado à categoria de cidade.

Avanços

A presidente Iracema destacou que, nos últimos anos, a cidade tem alcançado conquistas importantes na gestão do prefeito Clemilton Barros e do vice, Hérlon Júnior. “Urbano Santos tem sido motivo de orgulho e trabalho constante. Isso tem se mostrado no abraço da população em nossas votações. O prefeito Clemilton Barros tem a aprovação do povo devido aos seus serviços prestados”, disse.

A deputada destacou a parceria da cidade com o Governo do Estado, fato esse que tem contribuído diretamente para que obras e serviços cheguem mais rapidamente, melhorando a qualidade de vida da população.

“Não podemos deixar de agradecer ao governador Carlos Brandão, que tem olhado para aquela região. Em todos esses anos, a cidade sempre recebeu serviços, entre obras, asfalto, o Detran, e programas como ‘Maranhão Livre da Fome’ e ‘Tempo de Semear’, bem como tablets páara os estudantes, reforma da escola de ensino médio, construção de quadra e por aí vai”, disse a deputada, ao elencar alguns dos serviços realizados pelo Executivo Estadual em Urbano Santos.

A parlamentar destacou, também, a estrada que está sendo construída pelo Governo do Estado ligando Urbano Santos a Barreirinhas. “Essa estrada vai tirar a nossa região do isolamento, e será inaugurada dentro em breve. Eu sempre falo dela porque é uma obra esperada há mais de 40 anos e que em quatro está saindo do papel e virando realidade. Quem sabe disso somos nós que moramos na região. É uma estrada bem planejada, com acostamento, e que vai servir para a redenção da nossa região, que se transformará em polo turístico. Urbano Santos é uma cidade linda, acolhedora, cheia de rios, mas o melhor, sem dúvida, é o seu povo”, finalizou.

Após decisão do STF sobre o acerto da OAB Maranhão, processo do Quinto Constitucional entra na fase final

A decisão do Supremo Tribunal Federal que confirmou a legalidade e a correção dos atos praticados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão no processo do Quinto Constitucional encerra a controvérsia jurídica sobre a escolha da lista da advocacia e determina a retomada imediata do procedimento pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. Na próxima quarta-feira, dia 10 de junho, o pleno do TJMA deve escolher os nomes para compor a lista tríplice e encaminhar ao governador Carlos Brandão.

Ao cassar integralmente a decisão que havia interferido no procedimento, o STF reafirmou a autonomia e a independência da OAB para conduzir a formação da lista sêxtupla, bem como para avaliar os critérios exigidos dos candidatos. A Corte também reconheceu que a Seccional Maranhense adotou um rigoroso processo de análise e observou os precedentes do próprio Supremo em todas as etapas da seleção.

Para o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, a decisão representa uma vitória institucional da advocacia e garante a continuidade do processo dentro das regras constitucionais. “O STF reconheceu aquilo que a OAB Maranhão sempre sustentou: que todo o processo foi conduzido com transparência, legalidade e observância dos precedentes da Suprema Corte. A partir de agora, cabe ao Tribunal de Justiça retomar imediatamente o procedimento, formar a lista tríplice e encaminhá-la ao governador do Estado. Essa decisão fortalece a advocacia, reafirma a autonomia da Ordem e garante o respeito ao modelo constitucional do Quinto Constitucional”, destacou Kaio Saraiva.

Helena Duailibe destaca Corpus Christi, valorização da cultura popular e solidariedade ao jogador Wesley

A deputada estadual Helena Duailibe (Republicanos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para destacar importantes acontecimentos relacionados à fé, à cultura popular maranhense e ao esporte.

Inicialmente, a parlamentar registrou a celebração da solenidade de Corpus Christi, realizada na última quinta-feira, ressaltando a expressiva participação dos fiéis católicos em todo o estado. Em São Luís, segundo dados da Arquidiocese, mais de 60 mil pessoas participaram da celebração no Estádio Castelão, transformado em um grande espaço de oração e devoção ao Santíssimo Sacramento.

“Quero parabenizar toda a equipe responsável pela organização deste grandioso momento religioso, na pessoa do nosso arcebispo metropolitano, Dom Gilberto Pastana, bem como dos padres Jadson Borba e Everaldo Araújo, que tiveram papel fundamental na coordenação desta celebração histórica para a Igreja Católica do Maranhão”, destacou a deputada.

Helena Duailibe também registrou a presença do governador Carlos Brandão na celebração e ressaltou que as comemorações de Corpus Christi mobilizaram multidões em diversas dioceses do estado.

“Registro também a presença do governador Carlos Brandão, que participou da solenidade ao lado de milhares de maranhenses, prestigiando este importante momento de fé e unidade. Destaco ainda que as celebrações de Corpus Christi aconteceram em diversas dioceses do nosso estado, reunindo multidões em manifestações públicas de fé”, afirmou.

Durante o pronunciamento, a parlamentar reafirmou seu compromisso com a valorização da cultura popular maranhense, especialmente no período junino. Helena destacou sua participação no batizado do Boi Brilho da Terra, realizado na Cohab, evento que marcou também a retomada do tradicional Arraial da Cohab após 25 anos.

“Quero também registrar que o nosso mandato tem compromisso permanente com a valorização da cultura popular do Maranhão, uma das mais ricas e belas expressões da identidade do nosso povo”, declarou.

A deputada ressaltou ainda a importância do incentivo aos festejos juninos e aos grupos folclóricos maranhenses.

“Quero parabenizar o governador Carlos Brandão pela iniciativa de fortalecer os festejos juninos e levar os arraiais para os bairros, aproximando ainda mais a cultura do povo e valorizando nossos grupos folclóricos”, disse.

Helena Duailibe também registrou sua participação no batizado do Boi Mirantes da Ilha, grupo que acompanha desde sua fundação ao lado do esposo, Afonso Manoel.

“Já são 18 anos de convivência, amizade e admiração por esse grupo que contribui de forma significativa para a preservação das nossas tradições culturais”, ressaltou.

Ao final do discurso, a parlamentar manifestou solidariedade ao jogador maranhense Wesley, que foi cortado da Seleção Brasileira após sofrer uma lesão que o impedirá de disputar a Copa do Mundo.

“Quero manifestar minha solidariedade ao jogador maranhense Wesley, que integrava a Seleção Brasileira e, infelizmente, foi cortado da Copa do Mundo em razão de uma lesão. Lamentamos muito sua ausência, pois sabemos do talento e da dedicação que o trouxeram até esse momento tão importante de sua carreira”, afirmou.

A deputada também desejou força ao atleta neste momento de recuperação.

“Tenho certeza de que Deus lhe dará força, sabedoria e serenidade para enfrentar esse desafio ao lado de sua família. Continuaremos torcendo por sua plena recuperação e também pela nossa Seleção Brasileira, com o mesmo entusiasmo e orgulho, mesmo sem a presença do nosso representante maranhense”, concluiu.