O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e quatro vezes deputado da Casa, Marcelo Tavares, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), foi o entrevistado desta quinta-feira (13), no ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia. Ele falou sobre a passagem dos 190 anos de instalação do Parlamento Estadual.
Tavares relembrou, na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, temas como sua primeira eleição, em 1993; a cassação do então governador Jackson Lago; a criação da TV Assembleia, iniciativa sua; e outros episódios.
“Minha primeira eleição foi em 1993, com 22/23 anos de idade. Naquela legislatura, fui o parlamentar mais novo e isso foi um mandado de aprendizado, de conhecimento, ainda com a sede na Rua do Egito, no Centro de São Luís; foi interessante, mas de aprendizado”, contou.
O ex-presidente da Casa disse, também, que ficou sem disputar por dois mandatos, um deles para coordenar a campanha a governador do então candidato Zé Reinaldo Tavares e em outro ano para coordenar a disputa de Flávio Dino ao mesmo cargo.
Marcelo Tavares relatou que voltou à Assembleia no ano de 2002, e que em 2009 foi alçado pelos colegas ao cargo de presidente da Casa. Após reeleição como parlamentar, foi indicado ao TCE, onde está desde então.
Cassação
O ex-deputado falou sobre o período marcado pela cassação do então governador Jackson Lago, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele declarou ter sido contrário ao ocorrido, mas tendo que cumprir a determinação da justiça e empossar Roseana Sarney, adversária política sua e de seu grupo.
“Muita gente não entendia, por eu estar dando posse a ela, que eu não tinha apoiado. Mas eu, era presidente de um Poder, o Poder Legislativo, e era uma ordem judicial. Decidi dar posse e continuar na oposição. Naquela época, o Estado vivia uma efervescência política e dei posse, de forma cordial, mas o governador Jackson não tinha saído do Palácio dos Leões”, relembrou.
TV Assembleia
Em outro trecho da entrevista, o ex-presidente da Alema disse, ainda, ser sempre um prazer retornar à TV Assembleia/Rádio Assembleia, nessa data tão importante, quando começará a celebração dos 190 anos de fundação da Casa do Povo.
Marcelo Tavares destacou a sua atuação para a criação da TV Assembleia.
“A TV Assembleia nasceu para valorizar e divulgar as ações do Legislativo, e essa emissora é motivo de orgulho para a população do Maranhão. Mas, não foi fácil criar, por ser um presidente de oposição e existia só uma ideia inicial de concessão, mas busquei outro caminho, o de TV a cabo, que era obrigado a dar um canal de TV fechado. Por isso, trabalhei em segredo, pois só tinha um canal para o Maranhão”, finalizou.