Na manhã desta terça-feira (18), foi aprovada pela Câmara Municipal de São Luís, em caráter de urgência, um projeto de lei complementar enviado pelo prefeito Eduardo Braide (PSD) que prevê o pagamento pelo município de corridas por aplicativos de transporte como Uber e 99 durante os períodos de greve de motoristas de ônibus.
Além dos carros de aplicativo, o projeto prevê a abertura de uma nova licitação para concessão do serviço público de transporte coletivo urbano no município. Os 30 vereadores presentes na Casa aprovaram de forma unânime, em duas.
Os motoristas de ônibus da capital iniciaram uma paralisação nesta segunda-feira (17), que retirou 100% dos coletivos das ruas. A categoria cobra dos empresários um reajuste de 15% no salário para os motoristas e também aumento do ticket alimentação, além do direito à inclusão de dois dependentes no plano de saúde e odontológico.
Aproximadamente 700 mil pessoas usam transporte público em São Luís. A prefeitura não detalhou como vai contratar os serviços por aplicativos.