Prefeitura de São Luís realiza 11ª edição do “Clarins da Ilha”, nesta quarta-feira (22)

A Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, a 11ª edição do “Clarins da Ilha”. O evento está de volta na programação do São João de São Luís após sete anos. A última edição aconteceu em 2016.

O tradicional cortejo de grupos de Bumba-meu-boi do sotaque de orquestra que participam da 11º edição do Clarins da Ilha, se reunirão no Largo da Igreja de São João, a partir das 19h, onde será realizada uma cerimônia simbólica para o batizado de todos os miolos de bois presentes.

Logo em seguida, os grupos seguirão em cortejo pelas ruas do Centro, cruzando as ruas do Sol, dos Afogados e seguindo pela rua de São João, até chegar ao Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, onde todos os grupos se apresentarão, fazendo uma grande festa até 1h da manhã.

Durante todo o percurso, os grupos entoam as toadas marcantes com os instrumentos característicos do sotaque de orquestra: metais, banjos e maracás, acompanhados das índias e vaqueiros, que reproduziram suas danças coreografadas no meio da rua.

Participarão do evento, o Boi da Redenção, Boi Mirantes da Ilha, Boi Encanto do São Cristóvão, Boi Brilho da Juventude e Boi Valente da Ilha.

No palco do Arraial da Cidade, a festa começa a partir das 19h, com a “Festa do Interior” da UEB Justo Jansen, apresentação da Quadrilha da UEB Alberto Pinheiro e o Boi Encantado da Madre Deus.

 Sobre o evento

O evento Clarins da Ilha foi criado pelo ex-coordenador de eventos, da então Fundação Municipal de Cultura (Func), José de Ribamar Moraes, com objetivo de reverenciar o Santo São João Batista e os Grupos de Bumba Meu Boi do Sotaque de Orquestra.

O evento após sua criação, passou a integrar o calendário de festividades da cidade, sendo realizado anualmente pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secult.

 Confira a programação desta quarta-feira – 22 de junho

18h – Festa no Interior – UEB Justo Jansen

18h30 – Quadrilha – UEB Alberto Pinheiro

19h – Boi Encanto da Madre Deus

 20h à 1h – XI Clarins da Ilha

Com a participação dos grupos:

– Boi da Redenção

– Boi Mirantes da Ilha

– Boi Encanto do São Cristóvão

– Boi Brilho da Juventude

– Boi Valente da ilha

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *