Comissão de Recesso deve visitar áreas de risco na capital na próxima segunda-feira

 

A Comissão Representativa da Câmara Municipal de São Luís definiu o dia 17 de janeiro como a data para intensificar as visitas em áreas de risco da capital maranhense com o objetivo de buscar soluções para problemas enfrentados por essas comunidades. A decisão foi tomada pelo colegiado, em reunião na manhã desta segunda-feira (10), para realizar uma diligência nas comunidades periféricas da cidade que correm o risco de remoção por estarem localizadas em áreas consideradas de risco.

De acordo com o presidente do colegiado, vereador Francisco Chaguinhas (PODE), a ação deve contar com apoio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil, e do Corpo de Bombeiros Militar. O parlamentar destacou ainda que São Luís possui 60 áreas de risco mapeadas e deste total, 27 são consideradas de alto risco.

“Precisamos buscar soluções e cobrar ações urgentes para ajudar esses moradores, que tanto sofrem. Por isso, o objetivo da Comissão é acompanhar de perto os problemas e as demandas dessas comunidades, e buscar soluções preventivas, para reduzir os riscos de danos à vida e ao patrimônio dos moradores. Com base nas nossas visitas e análises, vamos desenvolver um relatório, que será encaminhado aos órgãos competentes”, frisou Chaguinhas.

Para a vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), integrante do colegiado, a ideia é conversar com a comunidade, buscando levantar problemas relacionados, principalmente, ao grande volume de água, barro, esgoto e lixo que descem das áreas mais altas destas comunidades, invadindo casas e comércios do local durante as chuvas.

“Faremos um trabalho de diálogo, aproximação e contato constante com moradores de regiões e áreas mapeadas como de risco. Nosso intuito é prevenir para que não haja situações de ocorrências nessas áreas, garantindo, em primeiro lugar, a segurança da nossa população”, declarou o parlamentar.

Comissão

A comissão foi nomeada pelo presidente da Câmara, vereador Osmar  (PDT), para ficar responsável por discutir ações em áreas diversas e manter o trabalho da Casa Legislativa no período do recesso. A comissão vai permanecer no plantão legislativo até o dia 1º de fevereiro.

Os parlamentares que compõem o colegiado são os co-vereadores do Coletivo Nós (PT) e os vereadores Francisco Chaguinhas (Podemos), Daniel Oliveira (PL), Domingos Paz (Podemos), Ribeiro Neto (PMN) e Rosana da Saúde (Republicanos).

Demanda

Além de visitar áreas de risco, os vereadores também definiram uma reunião com o novo superintendente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Weslley Martins para viabilizar a instalação de um posto avançado de atendimento a funcionários e público externo. O encontro estava previsto para ocorrer hoje, mas acabou sendo adiado devido ao afastamento do presidente Osmar Filho, por conta de estar em isolamento domiciliar devido ao teste positivo para Covid-19.

Na agenda da semana, consta ainda uma reunião com a secretária Rosângela Bertoldo, titular da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) para tratar sobre as áreas com risco de desabamento na capital.

Também até a próxima sexta-feira (14), os vereadores vão se reunir com a secretária municipal de Educação, Caroline Salgado, para falar sobre o retorno das aulas nas escolas municipais, e com o secretário municipal de Saúde, Joel Nicolau Júnior, para tratar sobre o atendimento na área da saúde. As reuniões acontecerão nas respectivas secretarias.

Durante a reunião da comissão de recesso, também foram definidas as demandas que devem ser priorizadas durante o mês de janeiro. Entre as demandas prioritárias estão as que abordam as áreas com risco de desabamento, as síndromes gripais e o combate a Covid-19.

Além disso, também foram discutidos questões relacionadas à coleta de lixo e desobstrução de canais e galerias, temas que serão discutidos com o presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Joabson Junior; e o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de São Luís (Semosp), David Col Debella.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *