RETROSPECTIVA: INVESTIMENTOS DO GOVERNO DO ESTADO AMPLIAM SERVIÇOS DE SAÚDE NO MARANHÃO EM 2021

Ao longo do ano de 2021, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou diversos investimentos na área da saúde, entre eles, entrega de leitos, ampliação de serviços e entrega de novas unidades. O trabalho da gestão estadual tem promovido o fortalecimento da Rede Estadual de Saúde, beneficiando milhares de maranhenses em todas as regiões do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que apesar da pandemia da Covid-19, que começou em 2020 e persistiu durante todo o ano de 2021, o Governo do Estado continuou realizando investimentos na saúde. “Apesar das dificuldades impostas pela Covid-19, conseguimos realizar muitos investimentos na saúde neste ano, fortalecendo a rede e proporcionando atendimento de qualidade, seguindo o trabalho que estamos realizando desde o ano de 2015. É gratificante ver como, a cada ano que passa, temos conquistado novos avanços na área da saúde, melhorando a vida de quem mais precisa”, afirma.

Entre as unidades entregues pelo Governo do Estado em 2021, estão novas Policlínicas e Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), serviços de saúde criados na gestão do Governador Flávio Dino para garantir à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) mais acesso a serviços especializados.

As Policlínicas são uma estratégia da gestão estadual para oferecer atendimento de qualidade à população, com acompanhamento em várias especialidades. Neste ano, foram entregues unidades em Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, e a Policlínica do Idoso em São Luís. Dessa forma, o Maranhão passou a contar com 12 unidades. Com a implantação das Policlínicas, o Governo do Estado conseguiu ampliar em mais de 70% o acesso a especialidades médicas diversas, alcançando as principais regionais do Maranhão.

Já as Unidades de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) foram implantadas com o objetivo de ampliar o acesso da população maranhense a diversos serviços de odontologia. E neste ano, o serviço foi expandido com a entrega de unidades em Presidente Dutra e em São Luís, na Ponta do São Francisco. A unidade beneficia pessoas como a dona Maria Coelho Nunes, de 74 anos. Ela é moradora do São Francisco há mais de 50 anos e fala sobre os benefícios que a área recebeu com a nova unidade.

“Quando eu cheguei aqui, tudo isso era mangue, e nós atravessávamos por uma ponte para ter acesso às outras casas. Além disso, aqui era um grande lixão. A Clínica Sorrir é uma grande felicidade para a nossa comunidade, especialmente para as nossas crianças que muitas vezes não têm onde fazer uma limpeza nos dentes e acabam tendo uma série de problemas de saúde”, comemora a aposentada.

As clínicas Sorrir foram entregues à população como forma de ampliação do acesso a serviços de odontologia (Foto: Ilano Lima)

Durante o ano de 2021, também foram entregues o Hospital do Servidor em São Luís, o Hospital Regional de Pedreiras e o Centro da Pessoa Idosa em Imperatriz. Além disso, foram realizadas ampliações nas unidades já existentes com a entrega de UTIs no Hospital Regional de Barreirinhas, no Hospital Macrorregional de Imperatriz e no Hospital Regional de Grajaú; e o acréscimo de mais 50 leitos clínicos no Hospital Aquiles Lisboa, bem como a entrega do centro cirúrgico da unidade.

Também foram realizados investimentos para ampliar os cuidados na área materno-infantil, com a ampliação da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) e a reforma da Maternidade Nossa Senhora da Penha, além do fortalecimento das unidades regionais de saúde com, por exemplo, a implantação do serviço de neurologia em Balsas e a oferta dos serviços de alta complexidade em ortopedia no Hospital Regional de Grajaú.

“E muito mais está por vir. Nós temos mais de cem obras em andamento, tanto em parceria com os municípios, quanto em unidades do Estado, e nossa prioridade para 2022 é a conclusão delas”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Em 2021, a gestão estadual seguiu investindo em programas que aproximem os serviços da população, como o Mais Cirurgias. Foram quase 100 mil procedimentos nos dois últimos anos. O Estado também realizou ações como o Saúde na Praça, o Mais Saúde Animal e os Mutirões de Vacinação contra a Covid-19, beneficiando tanto a capital como outros municípios maranhenses.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *