Governo realiza 1ª Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde

O Governo realizou, nesta quarta-feira (20), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a solenidade de abertura da 1ª Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O encontro, que acontece de forma presencial e on-line pelo canal da SES no YouTube, é realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA) e visa a disseminação de conhecimentos, a integração entre acadêmicos e profissionais da saúde e a divulgação das práticas exitosas na rede estadual durante a pandemia da Covid-19.

O vice-governador Carlos Brandão participou do evento de forma remota. “O Maranhão tem um dos melhores desempenhos de combate à Covid-19 do Brasil, e muito disso se deve ao fato de que o estado seguiu rigorosamente todas as instruções técnicas e científicas. Através dessa Mostra, vamos aprimorar ainda mais os nossos conhecimentos, tudo para que continuemos a fortalecer os investimentos em pesquisa”, pontuou.

“A Mostra Científica é, na verdade, uma aposta no futuro. A política de saúde não pode ser apenas uma política de governo, mas, sobretudo de Estado. Por isso é tão importante fazer a avaliação do que foi realizado e planejar o que poderá ser executado. Portanto, apostar na ciência, ainda mais neste período de pandemia, é buscar investir em uma assistência qualificada, com serviços guiados pela evidência e resultados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A programação de abertura contou com palestras sobre “Comitê de Ética em Pesquisa”, ministrada pela secretária executiva do Comitê de Ética do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Maria Neusa Lima Marques; e ações referentes à “Atenção Primária em Saúde”, esboçadas pelo professor e secretário de Estado Extraordinário de Políticas Públicas (SEEPP), Marcos Pacheco.

No turno da tarde, os inscritos puderam discutir sobre “Trabalho e Gestão em Saúde”, com a participação virtual da representante da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Mônica Padilla, seguido da apresentação de trabalhos científicos. A mostra conta com o total de 354 inscritos, sendo 281 ouvintes e 73 trabalhos submetidos e acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

Segundo a diretora administrativa da ESP-MA, Ana Lúcia Nunes, o evento também acontece de forma alinhada ao Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Durante o período pandêmico, foram eles, os profissionais da saúde, que conduziram de forma abnegada o cuidado da população. Além disso, a Mostra é uma resposta dada pelo Governo do Estado à sociedade ao acreditar no fazer ciência e de como isso tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Entre os pesquisadores que participam da Mostra está Luanne Mendonça, supervisora da Unidade Canguru, do Hospital Dr. Juvêncio Mattos. Ela é idealizadora do trabalho “Certificado de coragem em um hospital infantil: a valorização da alta hospitalar em tempos de Covid-19” e contou da alegria de participar do evento. “Teve um momento da pandemia onde ficou restrito a entrada nos hospitais, então muitas mães e pais não puderam ficar com seus bebês. Então poder mostrar tudo que aconteceu na unidade durante esse período é bastante positivo”, comentou.

A coordenadora de farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga, Carla Patrícia, também expôs sua experiência em formato de trabalho científico. “O meu trabalho se concentrou no âmbito hospitalar, com compilado feito durante a pandemia, revelado em forma de indicadores farmacêuticos. Sem dúvidas é uma oportunidade de tornar público que mesmo diante dos obstáculos é possível fazer o melhor”, disse.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *