DEFESA DA CAPACITAÇÃO EM MASSA E DEMOCRÁTICA PARA A CLASSE É DESTAQUE NA ABERTURA DA PÓS-GRADUAÇÃO GRATUITA EM ADVOCACIA CRIMINAL DA ESA/MA E ESA/PI

As aulas da Pós-Graduação 100% gratuita em Advocacia Criminal foram iniciadas com chave de ouro na noite da última sexta-feira, 17/09, com transmissão pelas plataformas Zoom e YouTube. A abertura contou com representantes da OAB Maranhão e da OAB Piauí, além das Escolas Superiores da Advocacia dos dois Estados. Já a aula magna foi proferida pelo professor Jacinto Miranda Coutinho, que falou sobre a “Advocacia Criminal na Contemporaneidade”.

Ao longo da cerimônia de abertura, os representantes da Ordem Maranhense e Piauiense comemoram a parceria das duas Seccionais para promover pós-graduações gratuitas destinadas à advocacia e como investir em educação faz com que a Classe se torne cada vez mais ética, empoderada e capacitada. Ao todo, foram mais de 4.000 advogadas e advogados inscritos nas duas pós-graduações.

“Esse projeto engrandece a Ordem dos Advogados do Brasil, que busca levar capacitação em massa, de maneira democrática, para advocacia desses dois Estados irmãos. Com essas Pós-Graduações gratuitas e com a qualidade dos professores e palestrantes que farão parte delas, demonstram, de maneira muito clara, que atingimos o objetivo de democratizar a capacitação para as advogadas e advogados”, discursou.

O Diretor-Geral da ESA Maranhão, Antônio Gaspar, fez um resumo das últimas ações da Escola, principalmente ao longo da pandemia. O advogado destacou também as atividades em comemoração aos 20 anos da ESA e falou sobre como as Pós-Graduações contribuirão com a Classe.

“Os últimos dias têm sido de muitas atividades para a educação jurídica do Maranhão e isso nos traz um feedback muito interessante de que tudo que fizemos ao longo da pandemia foi impactante para a vida da advocacia. E, hoje, chegamos ao nosso ápice. Todas as advogadas e advogados que se inscreveram em nossos cursos sairão engrandecidos, nós sairemos engrandecidos e a sociedade sairá engrandecida”, discursou Gaspar.

Para o Diretor-Tesoureiro da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, as pós-graduações refletem o trabalho de empenho tanto da OAB quanto da ESA. Saraiva aproveitou também para destacar a presença do professor Jacinto. “Esse projeto é feito para a nossa advocacia de forma muito especial, buscando qualificação com um viés prático, com um olhar diferenciado da ESA/MA e da ESA/PI. Aproveito para agradecer a participação do professor Jacinto Miranda, que muito nos abrilhantará com sua palestra no dia de hoje”, expressou Saraiva.

O Diretor de Pós-Graduação da ESA/MA, Marcelo Carvalho, aproveitou para informar aos alunos que a parte administrativa e de gestão dos cursos já está adiantada e, até o próximo fim de semana, todos estarão com o contrato assinado e inscritos na plataforma acadêmica.

Ainda na abertura da aula, o presidente da Ordem Piauiense, Celso Barros, ressaltou o valor do projeto das pós-graduações para a comunidade jurídica tanto do Piauí quanto do Maranhão. “É um grande desafio para a OAB Piauí e a OAB Maranhão proporcionar, de maneira universal e democrática, a cultura da Advocacia nestes dois estados”, frisou Barros.

Após as considerações dos membros da OAB, o professor Jacinto Miranda Coutinho deu início à aula magna. Ele é Advogado, professor titular de Processo Penal da UFRP e do Mestrado e Doutorado da PUCRS. Além disso, é membro da Comissão de Juristas do Senado Federal que elaborou o Anteprojeto do CPP. Ao se apresentar, Jacinto parabenizou a iniciativa do projeto entre a OAB Piauí e a OAB Maranhão em investir no conhecimento.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *