OAB MARANHÃO SOLICITA O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS AGÊNCIAS DO INSS EM IMPERATRIZ E SANTA INÊS

Para que a advocacia previdenciarista de Imperatriz e Santa Inês seja melhor atendida, a OAB Maranhão, representada pelo seu presidente, Thiago Diaz, pelo Diretor-Tesoureiro, Kaio Saraiva, pela presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Cacilda Martins, e pela presidente da Subseção de Santa Inês, Karine Sarmento, reuniu-se, na tarde de ontem, 06/05, por meio de videoconferência, com o Superintendente do INSS, Marcos Brito.

O encontro foi motivado a partir de consultas com diversas advogadas e advogados, tanto de Santa Inês quanto de Imperatriz, que afirmaram estar inconformados com o não funcionamento da sistemática virtual para atendimento da advocacia. Atualmente, não há atividade presencial nas agências desses municípios e o e-mail disponibilizado pela ACT não funciona.

“Nessa reunião, nós tratamos, principalmente, sobre o atendimento na Gerência de Imperatriz, pois foi criado um canal em cumprimento ao acordo entre o INSS e a Seccional da Ordem para o atendimento prioritário à advocacia por meio de Salas do INSS. Quando a Classe manda seus questionamentos ao e-mail, não há resposta, o que tem causado transtornos a advogadas e advogados”, explicou a presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Cacilda Martins.

Diante desse cenário e do compromisso da Ordem com a advocacia previdenciarista, o presidente Thiago Diaz pediu ao Superintendente o retorno do atendimento presencial nas agências das duas regiões. A OAB sugeriu ainda a possibilidade de enquadrar Santa Inês à Gerência de São Luís, tendo em vista de Santa estar mais próximo da capital do que de Imperatriz.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Cacilda Marins, apontou que, caso haja deficiência de servidores, poderia ser colocado um estagiário ou estagiária para manusear o aparelho que permite emitir um grande número de senhas por minuto, uma vez que a maioria das demandas dos postos é em relação à emissão de senhas.

Após ouvir as solicitações da Seccional, o Superintendente do INSS informou que conversará com a GEX SLZ, e prometeu que abrirá a agência em Santa Inês e Imperatriz. Ele afirmou ainda que, até a próxima semana, dará o retorno de todos os pedidos feitos pela OAB.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *