Dr Gutemberg repercute matéria do Fantástico sobre mulheres em situação de hipossuficiência

O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) iniciou os trabalhos da Câmara Municipal de São Luís chamando atenção em seu discurso para uma matéria exibida no no programa Fantástico, da Rede Globo, onde destacou a situação de hipossuficiência das mulheres.

A matéria em questão apresentou dados de uma pesquisa realizada pela multinacional P&G em parceria com a Toluna, que foram analisados pela antropóloga Mirian Goldemberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa ouviu mulheres de todo o país, entre 16 e 29 anos, para fazer um levantamento nacional de pessoas em situação de “pobreza menstrual”, que, segundo a antopóloga, diz respeito à falta de acesso à itens básicos durante a menstruação, quer seja por falta de informação, ou por falta de dinheiro para comprar absorventes.

O resultado da pesquisa aponta a realidade de 28% das brasileiras que improvisam seus próprios “absorventes” com produtos inadequados como algodão, plástico, papelão e até resto de alimentos.

O vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), alertou que a utilização desses materiais pode gerar infecções de repetição, podendo em casos mais graves, levar à infertilidade. Gutemberg relembrou ainda o projeto de lei 6.716/2020, de sua autoria, agora lei municipal, que prevê o credenciamento das mulheres em situação de hipossuficiência para distribuição de absorventes higiênicos.

Segundo o vereador, objetivo desta lei é devolver a saúde, e a dignidade que todas elas merecem. “Entendo que um item tão básico como esse que para a maioria das mulheres é encarado como algo normal do dia-a-dia, para àquelas que são hipossuficientes, é algo inacessível, já que na maioria das vezes não dispõem nem de recursos para se alimentar. Espero, justamente, que a secretária Rosângela Bertoldo e o prefeito Eduardo Braide entendam a importância dessa lei, para que possamos materializá-la, atendendo assim a quem é de direito”, declarou.

O parlamentar finalizou seu discurso felicitando todas as mães pelo seu dia, lembrando a Semana Municipal da Enfermagem que se aproxima, refletindo sobre as condições de trabalho da categoria que precisam ser melhoradas.

Ele também elogioi a gestão do prefeito Eduardo Braide e sua perspectiva de tratar cada bairro como uma cidade, dando atenção aos seus problemas, sua economia, como um todo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *