Vigilância Sanitária segue promovendo ações de enfrentamento à Covid-19 no Maranhão

Em oito meses de intenso trabalho no combate à Covid-19 no Maranhão, a Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado (SUVISA), serviço ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), chegou à marca de 4.173 ações realizadas com o objetivo de conter a transmissão do novo coronavírus. Desse total, 3.096 foram para fiscalização e apuração de denúncias, 910 blitzes para cumprimento de decretos estaduais, 121 barreiras sanitárias no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado e 46 barreiras no trânsito na capital São Luís.

“Desde o início do cenário pandêmico, a Vigilância Sanitária assumiu a responsabilidade de produzir normas técnicas, contribuir com os protocolos, orientar a sociedade de forma ampla e também as equipes municipais”, afirma o superintendente da SUVISA, Edmilson Diniz.

Durante as ações, foram lavrados 3.096 Termos de Fiscalizações, 922 Termos de Intimação exigindo o cumprimento de diretrizes sanitárias de enfrentamento à Covid-19, 170 Autos de Infração, conduzindo para abertura de processos administrativos sanitários para os estabelecimentos que descumprem os decretos estaduais; 38 multas e interdição sanitária de 10 estabelecimentos reincidentes ou que se recusaram a cumprir o decreto estadual..

As ações fiscalizatórias da SUVISA contemplaram tanto os municípios da região metropolitana, como também do interior do estado. A implementação das diretrizes sanitárias estão sendo aplicadas nas demais cidades do estado por meio de notas técnicas e diálogo com as gerências locais. Somente em São Luís já foram abordados com mais intensidade as localidades/bairros: Centro (10,0%), Cohatrac (4,9%) Calhau/Litorânea (4,7%), Turú (4,2%), Cohab (4,1%), João Paulo (3,9%) e Cohama (3,5%).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *