Maranhão recebe mais de 4 mil oxímetros do Programa Todos Pela Saúde

O Governo do Estado vai distribuir 4.024 oxímetros portáteis a municípios maranhenses, resultado da parceria com o Programa Todos Pela Saúde. Os equipamentos reforçam a assistência prestada a pacientes confirmados e suspeitos de coronavírus (Covid-19) e foram entregues ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que repassou aos municípios maranhenses, por meio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O oxímetro doado é do tipo que se usa no dedo e serve para medição da taxa de saturação sanguínea de forma rápida e confiável. Com o aparelho, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a doença poderão fazer o monitoramento da porcentagem de saturação de oxigênio no sangue (SpO2) e dos batimentos cardíacos por minuto como forma de triagem de atendimento para Covid-19.

“O apoio do Todos Pela Saúde é um bom exemplo do quanto os setores privado e público podem trabalhar juntos com o mesmo objetivo, que é salvar vidas. A luta contra o Coronavírus é de todos nós, e, por isso, devemos manter as mãos estendidas uns aos outros até vencermos esta pandemia”, disse o presidente do Conass e secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Segundo a coordenadora estadual do Departamento de Atenção à Saúde da Família e do Projeto ‘Planificação da Atenção à Saúde no Maranhão’, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), Ana Carolina Fernandes, dos 217 municípios maranhenses, 10 possuem população igual ou maior que 100 mil habitantes.

“Eles receberão os objetos de forma direta, ou seja, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS). Os demais 207 que possuem quantitativo menor que 100 mil contarão com a logística de distribuição da SES, que será feita por intermédio das Unidades Regionais de Saúde (URS)”, afirmou Fernandes.

De acordo com a secretária executiva do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (Cosems), Idalete Rodrigues, os oxímetros serão distribuídos para todos os 217 municípios maranhenses. “Os aparelhos irão fortalecer ainda mais o trabalho das equipes da Atenção Primária, dando muito mais subsídios aos profissionais que atuam na ponta”, destacou.

Todos Pela Saúde

O Programa Todos Pela Saúde funciona em quatro etapas: a primeira com o envio de equipe técnica aos estados para iniciar trabalho conjunto com os secretários estaduais, centros de operação de emergência e hospitais; a segunda com a organização das demandas e a análise de especialistas; a terceira para tomada de decisões com os gestores de saúde estadual, por último, com a distribuição dos pedidos com acompanhamento das equipes técnicas alocadas.

A Fundação Todos pela Saúde iniciou as suas atividades a partir de doações feitas pelo Banco Itaú, em apoio aos estados, para que fossem fortalecidas as ações de combate ao coronavírus. Além dos oxímetros, o programa já efetivou outras doações ao Maranhão, tais como álcool em gel (galão de 5 litros), máscaras dos tipos cirúrgica e N95, avental, além de óculos especiais. O Programa também fez a aquisição de ventiladores dos tipos portátil e de transporte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *