Estudo mostra que Maranhão é um dos mais transparentes em contratações na pandemia

O Maranhão está entre os Estados com maior nível de transparência nas contratações emergenciais durante a pandemia de coronavírus. A conclusão é de um estudo feito pela Transparência Internacional divulgado nesta quinta-feira (21).

A pesquisa avaliou como os portais de 26 governos estaduais, do Distrito Federal e de 26 capitais trazem informações sobre contratações emergenciais de forma fácil e ágil.

Entre todos os 26 Estados e o Distrito Federal, o Maranhão ficou na quinta colocação, ao lado do Ceará.

“Nossa transparência em contratações foi avaliada como uma das maiores do Brasil. Seguimos nosso trabalho, com a seriedade e compromisso social de sempre”, disse o governador Flávio Dino.

O ranking está disponível em https://transparenciainternacional.org.br/home/ranking

Critérios

A avaliação da Transparência Internacional considera as exigências previstas pela Lei 13.979/2020, que regulamentou as medidas para enfrentamento da pandemia, e outros critérios.

A ranking mede também os esforços em tornar esses dados mais acessíveis à sociedade e a atitude proativa a fim de disponibilizar canais de comunicação para que a população possa fazer denúncias e solicitar outras informações.

De acordo com a Transparência Internacional, os dados são categorizados em quatro dimensões de análise: informações disponíveis; formato das informações; legislação; e controle social.

Em seguida, as informações são separadas em diversas categorias, conferindo-lhes pontuações de acordo com pesos de valorações pré-definidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *