Dr. Gutemberg recomenda uso de máscaras como barreira ao novo coronavírus

Com o crescimento de casos de Coronavírus no Maranhão (mais de 70 casos confirmados), o médico e vereador, Dr. Gutemberg (PRTB), recomenda o uso de máscaras, mesmo por pessoas assintomáticas. Elas devem usar essa barreira de proteção, ao saírem de casa para pegar ônibus, irem ao supermercado, bancos, farmácias e outros lugares.

E com a falta do equipamento de proteção destinado aos profissionais da saúde, Dr. Gutemberg orienta que a população confeccione máscaras em casa, com tecido TNT ou outro material recomendado pelo Ministério da Saúde.

Dr. Gutemberg explica, que, pesquisadores alemães descobriram que pessoas com sintomas leves ou até mesmo sem diagnóstico confirmatório de Covid-19, podem liberar grandes quantidades de vírus, logo na primeira semana. Nesse período, a doença ainda não está evidente, mas, o vírus já se propaga com eficiência e pode ser encontrado em grande quantidade nas vias aéreas superiores.

A pesquisa ainda mostrou que, 79% dos casos de contágio por Covid-19, vieram de indivíduos que não reportaram sintomas. Na visão dos pesquisadores, foi assim que o vírus se propagou rapidamente pelo mundo, pois, a explosão dos casos de coronavírus, na China, foi causada, principalmente, por indivíduos com sintomas leves ou inexistentes.

“O vírus é transmitido por gotículas, contato próximo e também está em superfícies. Muitas pessoas têm infecções assintomáticas. Usando uma máscara, previnem que a gotícula escape e infecte outras pessoas”, afirma Dr. Gutemberg.

O vereador destacou que, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que qualquer pessoa pode fazer máscaras de pano como barreira contra o coronavírus. “O ministro pediu aos técnicos da pasta para divulgarem, no site do Ministério, as orientações sobre quais os tipos de tecido usar, tempo de uso e como lavar as máscaras para reutilização”, disse Dr. Gutemberg.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *