Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Roraima visita São Luís

A coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Mulher do Estado de Roraima e responsável pela Casa da Mulher Brasileira (CMB) da capital, Boa Vista, Graça Policarpo, visitou a CMB de São Luís.  A gestora foi recebida pela diretora da Casa, Susan Lucena, e pela Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Nayra Monteiro.

Vinculada à Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), a CMB de São Luís tem sido referência para gestoras de todo o país, por abrigar no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. Os atendimentos na Casa possibilitam acolhimento e apoio psicossocial e dispõe de organismos de proteção como Juizado, Varas Especializadas, Defensoria Pública, Ministério Público e a Delegacia Especial da Mulher (DEM).

O espaço conta ainda com brinquedoteca; alojamento temporário para mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos; serviço de saúde para casos de violência sexual, a contracepção de emergência e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/Aids; rede socioassistencial, entre outros serviços.

“Trocar experiência com o que está acontecendo em Roraima e outros estados é o foco do trabalho em rede, um trabalho que ultrapassa até o território brasileiro. Então, somar esforços é o nosso objetivo, conhecer outras realidades e apresentar o trabalho desenvolvido aqui no Maranhão”, destacou a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

Para a secretária adjunta da SEMU, Nayra Monteiro, o alinhamento entre secretárias dos Estados é fundamental para a troca de boas práticas na gestão da política para as mulheres no Brasil.

“É muito importante que estejamos alinhadas, enquanto secretárias do Brasil, para que a gente possa levar as boas práticas para os Estados, assim como a gente também vá em busca; é bom que elas, também, venham aqui, colher as boas práticas da política de proteção à mulher do Governo do Maranhão”, pontuou Nayra Monteiro.

Vinculada à Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) de Roraima, a Casa da Mulher Brasileira tem um ano de funcionamento e, segundo a gestora, que já visitou outros estados, a visita à São Luís é uma troca de experiências que vai ajudar na implementação da Casa de Roraima.

“A gente já conhece um pouco o trabalho das mulheres aqui, um trabalho fantástico, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e a Casa da Mulher Brasileira; já nos encontramos em Brasília quando elas me falaram das coisas incríveis daqui, então, a gente veio conhecer de perto né, para gente levar para as nossas mulheres, o que temos de melhor no Brasil”, destacou Graça Policarpo.

Acompanharam a visita, delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher do Maranhão; delegada Viviane Fontenelle, chefa do Departamento de Feminicídio; e as delegadas Karla Simone e Caroline Fernanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *