Secretária da Mulher e Direitos Humanos de Alagoas visita São Luís

Como resultado da Reunião de Gestoras de Políticas para Mulheres do Nordeste, realizada em Natal, Rio Grande do Norte, em setembro deste ano, a secretária adjunta de Estado da Mulher, Nayra Monteiro, recebeu a visita da secretária da Mulher e Direitos Humanos do Estado de Alagoas, Maria Silva e comitiva. As duas gestoras visitaram, nesta semana, diversos órgãos e instituições de interesse na defesa dos direitos das mulheres.

Em São Luís, a gestora alagoana conversou com gestores e técnicos das Secretarias de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres) e a de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Realizou visita técnica e reunião com integrantes do Conselhos Estadual e Municipal da Mulher e esteve na Casa da Mulher Brasileira e Procuradoria da Câmara Municipal de São Luís.

Segundo, a secretária adjunta da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Nayra Monteiro, o objetivo da reunião e da programação foi promover a integração entre as secretarias que são responsáveis pela promoção das políticas para mulheres e possível parcerias entre os estados.

“Essa troca de experiências acerca das boas práticas é importante para que a gente possa ter uma unidade nas ações com Alagoas e para todas as mulheres do Nordeste e do Brasil. Então, a gente recebe elas aqui para mostrar a nossa estrutura, a nossa equipe, ações, projetos e demandas, para que a gente possa melhorar e avançar cada vez mais”, pontuou Nayra Monteiro.

Na terça-feira (17), as duas gestoras reuniram-se com integrantes dos Conselhos Municipal e Estadual da Mulher, na Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati. Na Câmara Municipal de São Luis, a secretária Maria Silva foi recebida com flores e presentes, pela procuradora da Mulher da Câmara, a vereadora Bárbara Soeiro.

“Viemos ao Maranhão porque é um dos estados que está à frente na proteção e garantias de direitos das mulheres, temos aqui a Cada da Mulher Brasileira, que conta com uma rede completa de proteção, a integração com os conselhos de direitos, estamos sabendo que as mulheres daqui têm um trabalho muito grande e reconhecido. Então, nós viemos buscar as boas práticas e trazer as boas práticas de Alagoas para o Maranhão”, destacou Maria Silva.

Participaram da agenda a presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher de Alagoas, Olga Miranda e Amanda Balbino; a gerente de Articulação de Política para as Mulheres, Martha Ferreira (Alagoas); a diretora da Casa da Mulher Brasileira de São Luís, Susan Lucena; e representantes de conselhos e entidades de defesa dos direitos das mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *