Comissão de Saúde ouve técnicos sobre regionalização da Rede Estadual de Saúde

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa ouviu, em reunião,  técnicos da Secretaria de Estado da Saúde sobre a revisão da regionalização da Rede Estadual de Saúde em fase de debate com os municípios.

Autor do pedido para que os técnicos falassem sobre o assunto, o deputado Antônio Pereira (DEM) fez uma avaliação positiva sobre o encontro e disse que serviu para que os parlamentares tomassem conhecimento de como anda o processo de atualização do sistema de atendimento na redes de saúde do Estado,  processo que interessa toda população.

Participaram também da reunião os deputados Dr. Yglésio (PDT), vice-presidente da Comissão; Rafael Leitoa (PDT), Helena Duailibe (SD), Wellington do Curso (PSDB), Leonardo Sá (PL) e Rildo Amaral (SD).

De acordo com Antônio Pereira, a Programação Pactuada e Integrada (PPI) é antiga. Ele elogiou a decisão do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, por estar atualizando a distribuição das ações pelas três macrorreionais (São Luís, Caxias e Imperatriz) e pelas 19 regionais, para ser encaminhado ao  Ministério de Saúde, visando a melhores ações nos municípios.

Os integrantes da Comissão de Saúde debateram demoradamente com os técnicos Alan Patrício e Hesaú Rômulo sobre o debate em torno da implantação da nova sistemática, com a décima quinta reunião, em Rosário, com a participação de todos os secretários municipais e prefeitos. Falta ainda em Codó, São Luís e Balsas. Eles disseram que cada regional aponta suas necessidades de acordo com as carências medicinais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *