OAB-MA garante apoio da FAMEM e do TRE-MA em projeto que levará esclarecimentos sobre as mudanças eleitorais de 2020 ao interior do estado

Nas eleições de 2020 já começarão a valer algumas mudanças no processo eleitoral e a OAB-MA, em parceria com a FAMEM, lançou um projeto para preparar advogados, procuradores, políticos e a população em geral para essas alterações no pleito. Para garantir o avanço dessas atividades, o presidente OAB-MA, Thiago Diaz, e o coordenador jurídico da FAMEM, Guilherme Mendonça, convidaram, durante reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cleones Cunha, e outros membros da Corte Eleitoral, o TRE/MA a integrar o projeto.

O objetivo da OAB-MA é assegurar a legitimidade das eleições e como estas devem ser conduzidas. Quando o projeto foi apresentado por Thiago Diaz, no mês de julho, ao presidente da Federação dos Municípios do Estado Maranhão (Famem), Erlânio Xavier, a entidade abraçou a causa, mas Thiago Diaz também necessitava do apoio do TRE.

“Precisávamos também contar com o apoio e parceria de sempre do TRE, que já esteve conosco em outros projetos, como em 2016, com a Campanha de Combate ao Caixa 2. Essa qualificação busca levar a todos que participam do processo eleitoral questões como responsabilidade e a legalidade em prol de eleições sérias e legítimas. Por isso, tão importante a participação do Tribunal”, afirmou o presidente da OAB Maranhão, Thiago Diaz

“Eu estou de pleno acordo. Eu acho uma excelente ideia e a participação do TRE é muito importante. Nós vamos abraçar a ideia. E já na próxima sessão do pleno do TRE, que acontecerá no dia 21, será apresentada a todos os membros da Corte para que tenham conhecimento e possam participar também”, disse o desembargador Cleones Cunha, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Feitas as devidas parcerias, o projeto começará pelo segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, Imperatriz, no mês de setembro e em seguida  passará por Balsas e Açailândia, dando prosseguimento pelas demais Subseções da Seccional da Ordem prestando esclarecimentos sobre prazos eleitorais, alterações na Lei Eleitoral, exigências do TSE e a campanha de combate ao Caixa 2 e às Fake News, sendo encerrado em dezembro, após percorrer 17 municípios.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *