Centro de iniciação do Trabalho tem aprovação dos moradores da área do PAC Rio Anil

“O Centro vai possibilitar aos jovens oportunidades e um direcionamento, pois a maioria está sem horizontes e ociosos, muitas das vezes querem até fazer um curso ou uma capacitação mas não tem dinheiro para pagar passagem. Agora bem pertinho da gente tudo vai melhorar!”, relatou a estudante Ione Boueres, 14 anos, moradora do bairro Fé em Deus. O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT) integra o Plano de Urbanização da Avenida Jackson Lago e será entregue a população no dia 6 de setembro como parte das homenagens e inaugurações do aniversário de São Luís.

Para a dona de casa, Jacirene Santos, 46 anos, mãe de Ione Boueres e Victor Ramires, a instalação do Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT) vai ser uma grande oportunidade para os jovens. “Será um grande benefício para nós da comunidade e também um meio de tirar os jovens das ruas e dar uma ocupação para enfrentar a concorrência no mercado de trabalho. Até eu quero participar dessas capacitações”, declarou.

O equipamento comunitário visa atender a população de baixa renda dos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Alemanha por meio de capacitação profissional totalmente gratuita para jovens e adultos visando a inclusão social, geração de renda e a inserção no mercado de trabalho.

De acordo como o secretário Rubens Pereira Júnior, a criação do Centro de Iniciação ao Trabalho faz parte de um compromisso do governador Flávio Dino em trabalhar para transformar o Maranhão em um lugar com oportunidades para todos.

“O Pac Rio Anil é um projeto de inclusão social. Além de moradia digna, oferece aos beneficiários educação. Por meio do centro serão promovidos cursos de qualificação, oficinas, treinamento em diversas áreas para jovens e adultos, sem custo algum. É o Governo do Estado trabalhando, fazendo mais para todos”, evidenciou o gestor.

Executado pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), o CIT terá uma gestão compartilhada por meio de parcerias com a Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR) e da Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres).

Diálogo com a comunidade

Como forma de incentivar a participação comunitária na execução das ações e projetos da pasta, a equipe técnica da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) – composta por assistentes sociais, engenheiros e psicólogos – esteve na tarde de sexta-feira (16) no Residencial Jackson Lago, no bairro da Fé em Deus. Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Igualdade Racial: Alexandre Magno, Sebastião Cardoso e Gustavo Viana.

O objetivo da visita foi conversar sobre as inaugurações do Centro de Iniciação ao Trabalho e do Batalhão Tiradentes, que acontecerão no dia 6 de setembro em homenagem ao aniversário de São Luís; falar sobre a importância dos equipamentos e dos investimentos na área, e ainda discutir sobre as demandas solicitadas pelos moradores, que se referem as melhorias na quadra de futebol e no centro de vivência da comunidade.

As melhorias na quadra de futebol foram elencadas como prioridades pela juventude para o uso do esporte como uma fonte de lazer e uma estratégia de inclusão social. “Para nós da comunidade, o mais importante é a recuperação da quadra, pois atualmente não temos quadra, jogamos na rua”, afirmou Victor Ramires, 12 anos.

As obras de recuperação do espaço inclui substituição do alambrado e do piso e serão iniciadas na segunda-feira (19). Logo após, será feita a reforma da área de vivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *