Detran-MA participa da Caminhada Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) participou da caminhada “Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil” que aconteceu, nesta quarta-feira (12), na Praça Deodoro, no centro de São Luís. O evento foi coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 16ª Região, em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente no Trabalho (Fepetima). O dia 12 de Junho foi instituído como “Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil” pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, quando houve a apresentação do primeiro relatório mundial sobre o trabalho infantil na sede das Nações Unidas.

A caminhada teve início após uma concentração em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite e seguiu pela Rua Grande em direção a Praça João Lisboa. Durante a concentração, o grupo de teatro dos educadores do Detran-MA, Transitarte, apresentou a esquete “Todo Cuidado é Pouco” que destaca o trabalho infantil nos semáforos.

A juíza do Trabalho, Lilliana Boueres, idealizadora do evento e que integra a Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil do TRT 16ª, destacou a participação do Detran-MA. “É importante essa parceria com todas as entidades para que todos atinjam o mesmo objetivo que é o bem-estar das crianças”, afirmou.

Já o desembargador James Magno, que também é gestor nacional da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil (Ceti) elogiou as ações educativas do Detran-MA junto ao público infantil. “Nós sabemos desse belo trabalho de conscientização que o Detran-MA vem realizando nas escolas, e o trabalho infantil que acontece no trânsito. Você vê crianças atuando como flanelinhas, vendendo coisas nos semáforos, portanto, o Detran-MA é um grande parceiro para que nós possamos combater este grave problema”, explicou.

O ator Júlio Fernandes, do grupo de teatro do Detran-MA Transitarte, explicou a escolha da esquete “Todo Cuidado é Pouco” apresentada no evento. “Essa esquete mostra uma criança trabalhando no semáforo, e denuncia o perigo a que elas estão sujeitas. Não só em relação ao acidente de trânsito, mas também os assédios moral e sexual ao qual elas ficam expostas”, ressaltou.

Várias autoridades estiveram presente no evento, entre elas o secretário de Estado de Diretos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o secretário adjunto da Secretaria da Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Alfredo Lima, a secretária executiva da Fepetima, Tacila Moraes e o desembargador do TRT 16ª, James Magno.

A educadora do Detran-MA, Juliana Salazar, destacou a disponibilidade do Departamento para participar de ações educativas promovidas por outros órgãos. “O Detran-MA, por meio da sua Coordenação de Educação para o Trânsito, disponibiliza vários projetos de ação educativa que podem se adequar perfeitamente aos programas e ações de outras entidades. Essas parcerias sempre oferecem resultados positivos”, acentuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *