Prefeitura de São Luís promove neste sábado (13) Dia D Municipal de Vacinação contra Influenza

A Prefeitura de São Luís promove, neste sábado (13), o Dia D Municipal de Vacinação contra a Influenza. A ação de imunização acontece nas unidades de saúde, das 8h às 12h e é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A estratégia da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior visa ampliar o acesso do público-alvo à vacina e é realizada nas mais de 60 unidades de saúde que integram a rede da Prefeitura. A meta é imunizar 254.958 pessoas na capital maranhense até 31 de maio, quando encerra a campanha.

O Dia D Municipal é uma das muitas ações colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo para que o público-alvo da campanha seja alcançado. Assim, devem se imunizados, de acordo com o Ministério da Saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas acima dos 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade, dos funcionários do sistema prisional e das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

“Estamos com as equipes mobilizadas, e o funcionamento extra dos postos de vacinação no Dia D vai contribuir para o alcance da meta, especialmente se contarmos com o empenho do público-alvo”, destacou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

A mobilização para o Dia D Municipal é mais uma ação para a melhoria da saúde pública, especialmente na área da atenção básica, contribuindo com os objetivos da campanha nacional que incentiva as pessoas a buscarem a vacina. Durante o sábado (13), será feito um alerta aos pais para conscientizá-los sobre a importância da vacinação da gripe em crianças como o meio de imunização mais eficaz que pode evitar as complicações da doença.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influeza acontece até o dia 31 de maio. Para ampliar o alcance da ação, além das unidades de saúde, a Semus vai disponibilizar pontos de vacinação em locais públicos. Nos dias 26 e 27 de abril, e em maio (nos dias 3 e 4, 10 e 11, 17 e 18, 24 e 25), a vacina estará disponível nos shoppings Rio Anil (na avenida São Luís Rei de França, Turu), da Ilha (na avenida Daniel de La Touche, Cohama) e São Luís (na avenida Carlos Cunha, Jacarati). Entre as estratégias, também estão previstas ações em escolas da rede municipal de ensino. O ‘Dia D’ nacional será realizado em 4 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *