Fórum Permanente do Patrimônio Cultural destaca importância do programa Habitar no Centro

Para falar da importância do programa Habitar no Centro, criado pelo Governo do Maranhão, e também detalhar seus principais impactos para o Centro de São Luís, o secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, esteve, na tarde desta quinta-feira (11), no Fórum Permanente do Patrimônio Cultural, no Convento das Mercês. Oportunidade em que pôde dialogar com diversos moradores e comerciantes da região do Desterro.

Com o objetivo de dar nova vida ao Centro Histórico de São Luís, o Governo do Maranhão criou o programa Habitar no Centro, que visa reformar os casarões de posse do Estado para fins de habitação. As adequações serão feitas por empresas maranhenses, que terão o valor investido revestido em descontos em dívidas de impostos com o governo. O programa é coordenado pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

O convite para que o representante da Secid participasse Fórum foi feito pelo diretor do Convento das Mercês, Paulo Melo Sousa. “Nosso objetivo é disseminar a discussão sobre os patrimônios culturais materiais e imateriais, e hoje convidamos o secretário Rubens Júnior para falar um pouco mais sobre a iniciativa do Governo do Maranhão, que tem o Desterro como uma de suas áreas de atuação. Temos aqui diversos moradores da região que têm pleno interesse no sucesso do projeto”, destacou Paulo Melo Sousa.

O secretário das Cidades destacou os principais pontos de atuação do programa, que inicialmente irá beneficiar casarões localizados nas imediações da Rua Rio Branco e no Desterro. “Queremos garantir a integração de equipamentos já inaugurados pelo Governo ao longo dos últimos anos na região, reforçando assim melhores condições para que os moradores que já residem na área, além de incentivar que novos moradores sejam trazidos para esses casarões. Claro que após essa primeira etapa iremos pensar na expansão para os demais bairros, mas inicialmente temos que ter esse foco”, ressaltou.

Moradora do Desterro há 50 anos, Maria de Jesus se disse muito feliz em perceber esse cuidado do Governo do Maranhão com a região, e lembrou que por muito tempo o local foi completamente esquecido. “Ações como essa nos fazem sentir valorizados, além de melhorar nossas condições de vida. Essa medida irá trazer mais segurança, investimentos e qualidade de vida para todos nós. Só temos a agradecer ao Governo do Estado e à Secid por esse olhar”, declarou Maria.

Outros Programas

Além do Habitar no Centro, o secretário Rubens Jr. destacou outros programas de responsabilidade da Secid que também contribuem para revitalizar e rehabitar o Centro de São Luís, programas como o Adote um Casarão, que também visa requalificar casarões, mas com fins comerciais; e o programa Cheque Minha Casa, onde são destinados R$ 5 mil em materiais de construção para reforma e adequação de residências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *