Ministério Público recorre ao TAC para recuperação de riachos em Balsas

O Ministério Público (MP) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) estão recorrendo a Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) para recuperar riachos de Balsas, a 810 km de São Luís. No segundo semestre de 2017, a seca afetou a região e a construção de represas interromperam o curso natural das águas.

No riacho Bacaba, várias famílias que moram abaixo das barragens sofreram com a falta de água do rio que praticamente secou. Além dele, outra represa no riacho Tucano, chegou a ser multada pela Secretaria de Meio Ambiente e teve que reduzir o volume para abrir um canal que devolvesse

 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rui Arruda, explica que o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) está quase concluído. “Estamos realizando um trabalho de acompanhamento que está quase concluído. O secretário-executivo está concluindo esse TAC, nós temos dentro dele algumas normas jurídicas onde o grupo vai obedecer o acordo firmado pelo Ministério Público”, afirmou.

De acordo com o secretário-executivo, Diego Rossi, o meio utilizado para a revitalização será eficaz. “Nós estamos usando esse meio eficaz de revitalização dessa área e a gente acredita que com a boa vontade do proprietário a gente chegue no final com cumprimento. Ela vai se alargar por longos anos e acreditamos que será devolvido para essa área a dignidade ambiental que ela sempre teve”, explicou.

O grupo empresarial que administra a fazenda, diz que a represa já existia antes de comprar o empreendimento, mas garantiu que vai cumprir integralmente o acordo para revitalizar toda a área. As réguas espalhadas pelo rio indicam o nível onde a represa deve chegar e os donos da fazenda são obrigados a apresentar laudos periodicamente comprovando que o riacho não está sendo afetado.

O engenheiro florestal, André Longhi, explica como está sendo realizado o processo de revitalização do rio. “Mapeamos e delimitamos a área a ser recuperada. A partir desse momento vai ter um processo lento, gradual até esse rio atingir o desenvolvimento de como era antigamente essa área e com a revitalização, introdução de espécies nativas da região para propiciar o desenvolvimento da liberação dessa área. Vamos devolver o status original em que ela se encontrava no passado”, finalizou

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *