Praça do Foguete e Forte Santo Antônio recebem iluminação especial

A Prefeitura de São Luís está trabalhando em diversas regiões da cidade com uma programação abrangente de melhoria e modernização do parque de iluminação pública da capital. As ações, executadas pela Secretaria de Obras e Serviços Público (Semosp), contribuem para a segurança pública e proporcionam também um aspecto mais bonito e moderno às vias da cidade.

Entre as obras em execução está o projeto de iluminação da Praça do Foguete e do Forte Santo Antônio. Os dois espaços, o primeiro na Lagoa da Jansen, e o segundo, na Ponta d’Areia, estão sendo revitalizados pelo Governo do Estado com a parceria do município. O trabalho tem como objetivo valorizar os pontos turísticos e servir de atrativo para os frequentadores, contribuindo para deixar a cidade mais bonita e segura.

Na Praça do Foguete, que deve ser inaugurada no próximo mês, a Semosp está implantando 27 postes Calgary Metálico, 34 luminárias de LED e sete projetores. O projeto de iluminação é uma das últimas etapas da obra que está em fase de acabamento. Todo o equipamento já foi montado e o piso de concreto está na etapa de polimento, assim como os bancos. A última parte é colocar o piso emborrachado, instalar a grade de proteção e terminar o paisagismo.

O local, onde antes funcionava a administração da Lagoa, se transformou em uma bonita área de lazer para famílias, devendo atrair um grande número de pessoas, principalmente crianças. Com um investimento de mais de R$ 900 mil, a construção, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em parceria com a Prefeitura de São Luís, segue o modelo do foguete instalado no Parque da Cidade, em Brasília.

“A nossa cidade conta, hoje, com várias opções de lazer para toda a família e para quem nos visita. A revitalização dos espaços públicos se torna atrativo, sendo um local de lazer e vivência comunitária, além de melhorar a segurança, contribuindo também para a geração de emprego e renda. O governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo estão buscando sempre atender melhor as pessoas com investimentos em equipamentos que agregam qualidade de vida e proporcionam conforto para todos”, disse o secretário da Semosp, Antônio Araújo acrescentando que toda a iluminação da área da Lagoa está passando por melhoria com a colocação de lâmpadas de LED. O secretário visitou a obra nesta terça-feira ao lado do secretário de Infraesturura do Governo, Clayton Noleto.

EQUIPAMENTO LÚDICO

Todo o planejamento do ambiente gira em volta do imponente foguete que, de longe, já chama atenção. O equipamento lúdico, feito em chapa metálica de alta resistência, é composto de quatro partes interligadas: o foguete, o tubo (que possui duas rampas e um estágio no meio), a ponte e último estágio. O Foguetinho mede um pouco mais de 10m de altura, contando com a parte da antena.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, acredita que o brinquedo será sucesso e uma atração única em todo o Estado. “É chamada pracinha do foguete porque comporta um lindo brinquedo para crianças. É mais um equipamento público viabilizado pelo governo Flávio Dino que tem trabalhado intensamente para qualificar espaços públicos que permitam integração das pessoas, que permitam oferecer opções de lazer e entretenimento”, frisou Noleto.

No Forte Santo Antônio, o trabalho da Semosp ainda se concentra na escavação das áreas onde serão colocadas as caixas para a passagem dos cabos de rede de alimentação dos postes. O espaço vai receber 53 lâmpadas vapor metálico e 57 projetos de LED com iluminação artística que serão instados em 21 Postes Metálicos que segue o padrão dos já instalados não longo do Espigão.

A revitalização do forte, importante monumento histórico-arquitetônico do século XVII, inclui a recuperando e urbanizando toda a área em volta do mesmo. No local, será instalado um centro cultural, com um museu de embarcações maranhenses e um memorial, que integrará o complexo de turismo do Espigão Costeiro.

Marco histórico da ocupação populacional, a construção ocupa uma área circular, com duas edificações e uma muralha e guarda, ainda, da construção inicial, 13 dos 22 canhões que eram utilizados na defesa da cidade de São Luís contra invasores. Eles serão recolocados nas ameias (em arquitetura militar, é a abertura, no parapeito das muralhas de um castelo ou fortaleza, por onde os defensores visavam o inimigo).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *