Governo do Estado assina contrato para obras de reestruturação da Av. Litorânea

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), assina contrato com o Consórcio BRT – Litorânea (DP Barros Pavimentação e Arveck Técnica e Construções) responsável pela realização das obras do Projeto de Reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea – BRT Metropolitano – Lote 1. A assinatura ocorrerá nesta quarta-feira (31), às 15h, em solenidade no Salão de Atos do Palácio dos Leões com a presença do governador Flávio Dino.

O Lote 1, correspondente às intervenções na Avenida Litorânea, conta com duas fases de execução das obras, sendo a fase 1 destinada à extensão da Avenida Litorânea até o Olho d’Água (1.780m) e ampliação da Avenida Colares Moreira – Estaca 2 até a Ponte do Rio Calhau (1.040m). Já a fase 2, abrange a reestruturação da Avenida Litorânea existente entre o Rio Pimenta e a Ponte do Rio Calhau (2.665 metros); Avenida Colares Moreira – Estaca 1 (Rotatória do Calhau) até a Estaca 2 (905 metros); e a Avenida São Carlos no Olho d’Água (850m).

As intervenções na infraestrutura viária permitirão a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) e de um sistema binário, que consiste em transformar vias paralelas e próximas, de mão dupla, em vias de sentido único, com a função de contribuir no melhor uso do espaço da via e na diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas. As vias contarão com semáforos inteligentes conectados aos ônibus que terão prioridade sob os outros veículos, resultando em um transporte mais rápido.

O segundo Lote, que compreende as intervenções na Avenida dos Holandeses, teve seu edital de licitação lançado no último dia 4 e deve ser finalizado até o próximo semestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *