Procon/MA garante mais atendentes e extensão do expediente bancário em Codó

Em Codó, como em todo o Maranhão,
o Instituto de Proteção e Defesa do
Consumidor do Maranhão (Procon/MA) tem estabelecido forte fiscalização sobre o sistema
bancário. Entre os dias 18 e 30 de outubro, a agência do Bradesco da cidade foi
autuada cinco vezes por irregularidade em caixas eletrônicos e demora no
atendimento. As agências da cidade já receberam mais de R$ 790 mil em multas e
fiscalizações semanais. Como resultado deste trabalho algumas melhorias já
foram estabelecidas para os consumidores: mais atendentes e extensão do
expediente bancário.
No dia 18 de outubro, a agência do
Bradesco local chegou a ser notificada a fim de dar mais celeridade ao processo
de “prova de vida”, que exige o recadastramento dos consumidores aposentados e
pensionistas. Devido à última greve ocorrida este ano, a demanda do serviço
cresceu e o banco se comprometeu em iniciar os atendimentos a partir das 7h da
manhã, antecipando em três horas o horário habitual de atendimento, que
começaria às 10h. O banco também se comprometeu em dispor mais dois
funcionários para auxiliar nos procedimentos que precisam ser feitos nos
terminais de autoatendimento.
Outra reclamação recorrente entre
a população da cidade era a ausência de dinheiro nos caixas eletrônicos durante
os fins de semana. Segundo o coordenador de fiscalização do Procon/MA em Codó, Tomé Mota, a constante fiscalização
das agências, que acontece desde o início de 2015, tem contribuído para
diminuir essa ocorrência.
A exemplo do que acontece em
municípios como Pinheiro e São João do Patos, a equipe de fiscalização de Codó
também tem fiscalizado as agências bancárias de municípios vizinhos, como
Caxias, Coroatá e Dom Pedro.
No ano passado, o Procon/MA chegou a encaminhar à Câmara Municipal de
Codó uma sugestão de revisão da Lei Municipal 1719/2014, que estabelece
diretrizes para o serviço bancário no município. A proposta previa maior
rigidez na aplicação de multas por descumprimento a fim de assegurar o respeito
das diretrizes em prol de melhorias no serviço oferecido ao consumidor, mas
nunca chegou a ser apreciada pelos vereadores.

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