Secretaria de Segurança Pública reafirma esforços para garantir tranquilidade à população

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) reafirma que estão sendo feitos todos os esforços para garantir que a população maranhense não seja penalizada pela paralisação de policiais e bombeiros militares. Informa ainda que nenhum incidente mais grave foi registrado no      Maranhão até o fim da tarde desta quinta-feira (24), resultado do patrulhamento realizado pela Força Nacional, que está operando em São Luís e Imperatriz e em outras cidades do interior do Maranhão, como Timon e Bacabal.

A SSP ressalta que efetivos do Exército Brasileiro e da Aeronáutica também se engajarão à tropa, visando garantir ainda mais segurança à população, incluindo homens do 50º BIS (Imperatriz) e de unidades do Piauí e do Pará. Reforça que todos os custos com deslocamento e estadia da Força Nacional são de responsabilidade do Ministério da Justiça.

A Secretaria informa que o cidadão pode comunicar qualquer ocorrência pelo número 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que está funcionando normalmente à disposição da população. Além disso, podem contar com o serviço do Disque Denúncia (3223 5800, na capital; e 0300 313-5800, no interior) e da Delegacia Online no site www.delegaciaonline.ma.gov.br para registros de ocorrências como furtos ou extravio de documentos, roubos de celulares e ainda localizar foragidos da justiça.

Ilegalidade

Na manhã desta quinta-feira (24), o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ) declarou ilegal a greve dos policiais e bombeiros militares. Na decisão, em caráter liminar, o desembargador Stélio Muniz determinou ainda a imediata suspensão do movimento de paralisação dos militares, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 200,00 por cada militar grevista e ainda desconto na remuneração dos militares pelos dias parados.

O documento se baseia em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo a qual a paralisação de policiais é ilegal por se tratar de atividade de segurança e de serviço público essencial e contínuo.

A SSP reafirma que sempre esteve aberto o canal de diálogo com as categorias. Uma comprovação disso é que durante o processo de conversação com policiais e bombeiros militares diversos avanços foram obtidos pelas categorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *