Carlinhos Amorim pede proteção para o Rio Tocantins



A poluição é em decorrência de esgotos



O parlamentar apresentou a Indicação nº 816/11 propondo que seja encaminhado ofício ao secretário do Meio Ambiente do Estado, Victor Mendes. Solicitando providências para proteger as águas, a flora e a fauna do Rio Tocantins, seus afluentes e as microbacias localizadas no território maranhense.
A solicitação do deputado decorre da poluição resultante de despejos de esgotos in natura de inúmeras cidades, de agrotóxicos, das interferências tanto de hidrelétricas como a do Estreito, bem como da devastação das matas ciliares e as das cabeceiras dos cursos d´água, provocadas por desmatamentos irregulares.
Rio Tocantins
De acordo com Carlinhos Amorim, a bacia dos rios Tocantins e Araguaia com uma área superior a 800 mil quilômetros quadrados forma a maior bacia hidrográfica inteiramente situada em território nacional. O Rio Tocantins nasce no Estado de Goiás, ao norte da cidade de Brasília, tendo sua desembocadura no delta amazônico.
A poluição de suas águas cresce com evidência galopante, representada pelos dejetos fecais in natura e de toda sorte de lixo lançados em seu leito, afora os agrotóxicos que fluem pelas enxurradas, retirada desordenada de areia do fundo do rio para a construção civil, sobretudo no período estival, calamidades que gritam por urgentes providências do poder público. Lamentou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *