Osama bin Laden está morto

O terrorista Osama bin Laden, tido como o principal responsável pela orquestração dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York, assumidos pela rede Al-Qaeda está morto. A informação é das emissoras norte-americanas CNN, NBC e CBS. Esta última, por sua vez, informa que o corpo de bin Laden foi reconhecido pela Casa Branca e que se encontra em poder dos Estados Unidos.
O presidente Barack Obama convocou uma coletiva de imprensa para a 0h30 (pelo horário de Brasília), na qual deve se pronunciar sobre a notícia. De acordo com as informações divulgadas até o momento, bin Laden teria sido morto em uma operação em uma mansão na periferia da capital do Paquistão, Islamabad. A região é um dos focos de busca mais intensos das forças americanas, onde por muito tempo se cogitou fortemente que o líder da Al-Qaeda estaria escondido.
A notícia, ainda a ser confirmada oficialmente pela Casa Branca, chega a poucos meses do atentado no World Trade Center, quando terroristas tomaram dois aviões lotados de passageiros e os jogaram contra as torres no coração da cidade americana, matando aproximadamente 3 mil pessoas e configurando o pior caso de ataque sofrido pelos Estados Unidos em toda a sua história.
 O ataque abriu a chamada “campanha contra o terror” do governo George W. Bush e levou, pouco tempo depois, à invasão do Afeganistão.

Americanos comemoram

Centenas de americanos explodiram em alegria diante da Casa Branca na noite deste domingo no momento em que o presidente Barack Obama anunciou a morte de Osama bin Laden.
Aos gritos de “USA”, alguns manifestantes exibiam bandeiras americanas num ato espontâneo diante da sede da presidência para comemorar a morte do chefe da al-Qaeda. “Nunca senti tamanha emoção”, declarou John Kelley, estudante de 19 anos. “É algo que nós esperávamos há muito tempo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *