Josué Pinheiro afirma que Mercado do Peixe necessita de reestruturação

Em razão das constantes reclamações quanto ao funcionamento e as condições estruturais e sanitárias em que se encontra, o Mercado do Peixe, localizado na área do Desterro/Portinho, em pleno Centro Histórico, o vereador Josué Pinheiro (PSDB) afirma que o logradouro “necessita passar por um processo de reestruturação, para que venha atender as necessidades das pessoas que o frequentam, bem como dos comerciantes que ali trabalham”.

E direcionando sua atenção para o grave problema a que o Mercado do Peixe ficou relegado, o parlamentar protocolou uma Indicação junto a Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, solicitando ao governador Flávio Dino “a inclusão em obras prioritárias do seu governo serviços de reestruturação do Mercado do Peixe”.

Ele continua argumentando que “aquela área apresenta amplo perímetro circunvizinho que serve também como base de carrego, descarrego e comércio atacadista de pescados oriundos de vários portos pesqueiros do Estado e outras regiões. Uma atividade que se expandiu com características de um Entreposto de Pescados, infelizmente, sem estrutura adequada para efetiva atividade,” completa.

A situação se agrava durante o período chuvoso, posto que a referida área externa, sem calçamento e canalização das águas pluviais transforma-se num verdadeiro lamaçal e os detritos dos pescados atraem aves de rapina.

INÚMERAS RECLAMAÇÕES – Explica o parlamentar social democrata que “são inúmeras as reclamações da população nos mais diversos círculos de conversa, como, por exemplo, nos órgãos de imprensa, que têm mostrado esse estado de calamidade”. Somente para ilustrar o quadro, o vereador pedetista faz a observação de que “naquele local não existem condições de saneamento e sanitárias adequadas para seu funcionamento, o que pode comprometer a qualidade dos produtos comercializados, bem como as saúde das pessoas”. Ainda sobre o assunto, ele frisa que sem calçamento e a canalização das águas pluviais, contribuindo mais para o agravamento do problema”.

Para completar, Hosué Pinheiro enfatiza também a inexistência de condições de higiene, “pois quem trafega na área observa a quantidade de urubus circundando o lixo e até o que está sendo vendido, além da presença de ratos e outros insetos . Para completar ele diz que é muito fácil constatar tudo isso que “se torna em potencial ameaça a saúde de quem procura o mercado para fazer suas compras, e para os comerciantes”.

Josué Pinheiro assegura que “é preciso uma intervenção séria no Mercado do Peixe, pois adotando essa  atitude o poder público estará dando uma importante contribuição para cuidar da saúde da população, e dotar aquele local de uma estrutura digna de ser frequentada por quem necessita fazer a compra de seus produtos, e mais algumas de infraestrutura o local ficará bastante aprazível, se tornará num cartão postal, já que está situado em plena área do nosso patrimônio, que temos lutado muito para sua preservação”.          

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *