Câmara aprova projeto que flexibiliza horário em faixas de ônibus em São Luís

O plenário da Câmara Municipal de São Luís (CMSL) aprovou o Projeto de
Lei nº 105/2018, de autoria do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), que
flexibiliza o horário nos corredores restritos aos coletivos em avenidas
e ruas da capital onde há maior volume de comércio. O texto segue para
sanção do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).

A proposta aprovada sugere que as faixas exclusivas só seriam reservadas
aos ônibus entre 6h00 e 9h00; 11h00 e 15h00 e entre 17h00 e 20h00. Nos
demais horários, os corredores ficariam liberados para todos os
veículos.

Em sua justificativa, Pedro Lucas que é o autor do projeto, diz que o
objetivo é ajudar a “diminuir os efeitos negativos da crise econômica
que afeta o Brasil”. Segundo ele, “a proposta que prevê a liberação dos
corredores fora do horário de pico também pode aquecer o comércio em
avenidas onde há maior volume de lojas”.

O projeto tem três artigos e explicita como deve ser feita a liberação
do uso das faixas exclusivas para ônibus, fora do horário de pico, para
os demais veículos, que poderão transitar livres de multas.

De acordo com o artigo 1º, em seu parágrafo 1º, aos sábados, as faixas
exclusivas devem funcionar das 06h00 às 09h00 horas, das 11h00 às 15h00
horas. Já o parágrafo 2º do mesmo dispositivo diz que aos domingos e
feriados será livre a circulação de veículos pelos corredores de ônibus
da capital.

Pedro Lucas explica ainda que a norma atende a um pedido de
comerciantes, principalmente de lojas estabelecidas nas avenidas Castelo
Branco, no São Francisco; Guajajaras, no São Cristóvão; e Jerônimo de
Albuquerque, na Cohab, cujas vias contam com faixas exclusivas de
ônibus, em suas extensões.

“Em função da crise econômica que o país atravessa, estamos tentando
fomentar algumas áreas de corredores na capital propondo a flexibilidade
no horário de funcionamento das faixas de ônibus em avenidas e ruas onde
há maior volume de comércio”, defendeu.

FAIXA REDUZ VIAGEM

As faixas exclusivas para os ônibus foram implantadas em São Luís no
final de 2009, quando a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes
(SMTT) criou a primeira delas na Rua do Passeio, entre a Praça Deodoro e
a Rua das Cajazeiras. Neste trecho, os estacionamentos da Rua do Passeio
foram permitidos somente à esquerda.

Já o corredor para ônibus implantado na Avenida Colares Moreira, ano
passado, tem início no Elevado do Trabalhador, se estendendo até as
proximidades da Clínica São Marcos, no Renascença. A faixa é
preferencial e não exclusiva, por causa da existência de conversões à
direita para retornos e cruzamentos.

As faixas e corredores foram implantados na capital para ajudar a
reduzir o tempo das viagens aos passageiros. Com isso, a medida visa dar
maior fluidez em trechos de vias que ficaram destinadas aos coletivos.

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