Assembleia homenageia padre Ailton César com a Medalha “Manuel Beckman”

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (13), no Plenário Deputado Nagib Haickel, sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao padre Ailton César de Sousa, pároco da Igreja da Sé, em São Luís. A honraria foi de iniciativa do deputado Eduardo Braide (PMN), concedida por meio do Projeto de Resolução Administrativa 911/18, e aprovada por unanimidade pelo plenário.

A sessão foi presidida pelo deputado Wellington do Curso (PSDB) e contou com a presença do diácono da Catedral da Sé, Sílvio Carlos; do presidente da OAB-MA, Tiago Diaz; da delegada de Turismo no Maranhão, Ana Régia Bezerra; do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-Ma), Fábio Nahuz; dos grupos de colaboradores da Catedral, além de familiares e amigos. Na oportunidade, foi apresentada a Cantata de Natal, pelo Coral Madrigal Santa Cecília, da comunidade italiana do Maranhão.

Inicialmente, Wellington do Curso disse que aquela era uma justa homenagem pelo trabalho realizado pelo padre Ailton César.  “Sem dúvida alguma, essa é uma justa homenagem que esta Casa faz ao padre César. Destaco que, primeiro, é o reconhecimento que os deputados têm por Eduardo Braide, autor dessa homenagem. Em segundo lugar, é o reconhecimento pelo trabalho que o padre César faz no Maranhão, em resgatar vida e levar a palavra de Deus. É o reconhecimento não só ao homem de coração bondoso, mas ao homem que se entregou a Deus e que tem um olhar carinhoso pelo próximo”, disse Wellington do Curso.

Justa homenagem

Ao agradecer a presença dos convidados, Eduardo Braide destacou a felicidade de ter sido o autor daquela homenagem e elogiou o trabalho desenvolvido pelo padre Ailton César de Sousa ao longo da sua vida religiosa. “Essa é, sem dúvida, uma homenagem mais do que justa e merecida. Que Deus continue lhe iluminando e dando vida longa”, disse Eduardo Braide, enfatizando que o padre Ailton nasceu em Vitória do Mearim, mas foi criado na cidade de Pindaré- Mirim. Seu despertar vocacional ocorreu nesse município, na Paróquia de São Pedro Apóstolo, onde ajudou nas celebrações como coroinha, durante sete anos, participou de um grupo de perseverança e, mais tarde, do Movimento Jovem de Pindaré.

“Neste grupo, passou a viver mais fortemente na Igreja, auxiliando inclusive, nas chamadas desobrigas dos padres pelas comunidades mais afastadas. Nestas desobrigas, a sua vocação floresceu”, destacou Eduardo Braide.

Segundo Eduardo Braide, o padre dehoniano Airton Fransner, pároco da Paróquia de Pindaré-Mirim, foi determinante na percepção da vocação e, concretamente, fez o padre Ailton César refletir sobre o engajamento, colocando-o em um grupo vocacional de Pindaré, onde buscou o discernimento de sua vida naquele momento fundamental. A partir disso, passou a aprofundar esta vocação, sendo enviado para fazer toda a sua formação, com os dehonianos, em Recife (PE).

“Ao concluir seus estudos, o padre César desejou retornar a São Luís. Superou muitos problemas e adversidades, mas realizou esse desejo com o auxílio do padre Bráulio Ayres, e manteve-se firme no ideal de servir à Igreja como sacerdote, sob a proteção de Jesus Cristo e de sua Mãe, Maria Santíssima. Com experiências marcantes em sua caminhada na Igreja, padre César completa 25 anos de ordenação sacerdotal, momento especial para a Arquidiocese de São Luís e toda a comunidade católica”, acentuou Eduardo Braide.

Emoção

“É com alegria, honra e emoção muito grande que recebo essa homenagem que tem um significado importante. Não sei se sou merecedor de uma homenagem dessa, mas eu acredito que eu tenha dito uma vez sim para Deus para construir o reino dele, que é  o reino da verdade, da acolhida fraterna, do amor  ao próximo, de receber bem, de amar as crianças, os jovens, os adultos, os casais, os nossos idosos, os turistas  da cidade e do mundo. Talvez isso tenha sido o motivo dessa homenagem. É um prazer muito grande, mas nada é para mim, tudo é para Jesus, toda honra, glória e poder”, acentuou o padre Ailton César, agradecendo ao deputado Eduardo Braide e aos demais pares pela unanimidade da aprovação daquela homenagem.

Ordenação

A ordenação sacerdotal de padre César ocorreu no dia 28/11/1993, pela imposição das mãos de Dom Paulo Ponte. Logo após sua ordenação, seguiu para o Santuário de São José de Ribamar, onde ficou por cinco anos. Depois, para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Coroadinho, onde trabalhou por 9 anos. Posteriormente, foi enviado para a Catedral da Sé.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *