Caminhada marca o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito” em São Luís

Uma caminhada realizada no domingo (18), na Av. Litorânea, em São Luís, marcou o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”. O evento promovido pela ONG SOS Vida pela Paz o Trânsito, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), e o apoio de outras entidades públicas e privadas do Estado, reuniu centenas de pessoas com o intuito de unir esforços para reverter os números crescentes de mortes no trânsito, e fazer memória aos que perderam a vida em acidentes.

O dia de reflexão foi criado em 1993, no Reino Unido, pela organização britânica Road Peace, e aprovado em 2005, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que determinou o terceiro domingo do mês de novembro como data oficial para realização de ações de conscientização referentes ao tema.

No Maranhão, a homenagem acontece desde 2011, e é mais uma oportunidade para que as entidades ligadas ao trânsito reforcem a importância de que a população precisa ser consciente, respeite as leis e exerça boas práticas no trânsito. O diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes, participou da caminhada, acompanhado de educadores do órgão e de membros do projeto Humanizar (vítimas de acidentes de trânsito que ajudam no trabalho de conscientização), e falou que a data serve para lembrar da responsabilidade de todos quando o assunto é preservar vidas.

“O Detran-MA não se omite de seu papel. Realizamos ações educativas em todo o Estado por meio das nossas equipes de Educação para o Trânsito de São Luís e de todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), com a finalidade reduzirmos a violência no trânsito”, disse David Ximenes.

“O Detran-MA é e sempre será parceiro de todas as iniciativas que promovam a valorização da vida humana como prioridade da sociedade”, completou.

O coordenador da ONG SOS Vida, Lourival Sousa, perdeu um parente próximo em uma tragédia no trânsito e desde então passou a usar a dor da perda como estímulo para realizar ações que visam salvar vidas. “Além de mim, outros aqui perderam pessoas queridas no trânsito. Hoje é dia de lembrarmos dessas pessoas e chamarmos a atenção da população para os cuidados ao dirigir”, disse.

“Dados comprovam que o trânsito registrou 1.384 mortes no trânsito do Maranhão no ano passado, e um leve aumento no número de mortes no primeiro semestre desse ano. Precisamos mudar essa realidade e o foco é a educação sempre”, acrescentou Lourival.

Rosilene Abreu, presidente do Instituto Inaldo Abreu, perdeu o esposo em um acidente de trânsito há dois anos. Após a morte do companheiro, ela e amigos decidiram criar o Instituto para realizar campanhas como alerta para um trânsito seguro e também levar mensagens de conforto a familiares de outras vítimas.

“Perdi meu esposo por causa de um ato de irresponsabilidade de outra pessoa. Eu e minha família transformamos a dor da nossa grande perda em algo positivo. Acredito que Deus me deu a oportunidade de levar a outras pessoas a importância da conscientização para salvar vidas”, ressaltou Rosilene.

O evento contou com um ato ecumênico, seguido da apresentação simbólica das vítimas no chão. Em seguida participantes seguiram em cortejo da praça dos Pescadores até o Corpo de Bombeiros, onde finalizaram o evento soltando balões brancos que simbolizavam a paz no trânsito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *