Assembleia entrega Medalha Manuel Beckman ao ministro Reynaldo Fonseca

Em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (11), a Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, concedendo-o a Medalha Manuel Beckman, maior honraria do Parlamento Estadual.

O projeto de resolução que assegurou a homenagem é de autoria do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), e do deputado Alexandre Almeida (PSDB). A solenidade foi prestigiada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), pelos presidentes do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA), desembargador Ricardo Duailibe, o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins, bem como pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TRT), Caputo Bastos.

Além deles, participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Caldas Furtado; o juiz federal José Valterson, e o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso.  Juízes, desembargadores, promotores e outras autoridades também se fizeram presentes, além de amigos e familiares de Reynaldo Fonseca.

Relevância

O governador Flávio Dino destacou a relevância do homenageado. “O ministro Reinaldo Soares da Fonseca é, hoje, um dos maranhenses que ocupam um papel muito relevante nos tribunais de Brasília. É por isso que todos os representantes dos poderes máximos estão presentes aqui. Em um momento em que os tribunais superiores são tão necessários para garantir a autoridade da Constituição, a presença dele em Brasília é fundamental”, frisou.

De acordo com Othelino Neto, Reynaldo Fonseca merece a homenagem por representar o Maranhão com dignidade. “É uma homenagem muito justa, e pela quantidade de pessoas presentes, evidencia o prestígio e o respeito que ele tem junto aos maranhenses. É a maior comenda do Legislativo, aprovada, por unanimidade, pelos 42 deputados, por conta da carreira brilhante do ministro, o que muito nos honra. Afinal, temos um maranhense no Superior Tribunal de Justiça. Isto mostra que os maranhenses sentem orgulho em tê-lo como conterrâneo”, garantiu Othelino Neto, que agradeceu ao governador pela presença e também às outras autoridades.

Saudação

Coube ao deputado Alexandre Almeida (PSDB) saudar o homenageado. “Nesses oito anos como deputado, nunca tinha visto a Casa tão prestigiada, o que demonstra a importância e o prestígio do ministro. Prova disso é que o governador e várias autoridades estão presentes”, disse.

O ministro agradeceu pela homenagem e confessou que recebeu a distinção com satisfação e alegria. “É uma honra enorme receber a Medalha Manoel Beckman. Em primeiro lugar, porque ela homenageia o maior mártir da Independência do Brasil, antes mesmo de Tiradentes. Em segundo lugar, não é uma Medalha para mim, mas para todos que ocupam ou ocuparam as instituições às quais tive a honra de pertencer”, confessou.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca disse que defende a conciliação e a mediação como instrumentos de solução de conflitos, não pela opção de conciliação com o objetivo apenas de desafogar o Judiciário. “Mas, para encontrar a melhor solução para os conflitos apresentados à Justiça, procurando sempre utilizar uma ferramenta eficaz para a implementação da pacificação social”, enfatizou ele.

Carreira

Na Sessão Solene, foi exibido um vídeo sobre a carreira do ministro, que é natural de São Luís e iniciou a vida profissional como servidor do Poder Judiciário. Entre 1982 e 1986, passou pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e pela Justiça Federal. Em 1992, ingressou na magistratura como juiz de Direito substituto no Distrito Federal. Logo em seguida, aprovado em concurso em 1993, tornou-se juiz federal substituto da 4ª Vara da Seção Judiciária do DF. Tomou posse no TRF1 em 2009. Em 26 de maio de 2015, Reynaldo Soares da Fonseca tomou posse no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *