Informativo de Câmara Municipal de SL

Estevão Aragão cobra convocação de secretário de Obras para explicar alagamentos em São Luís

O vereador Estevão Aragão (PSDB) cobrou, na última sessão plenária, a oficialização de uma data para a convocação do titular da Secretaria Municipal de Obras e Recursos Públicos (SEMOSP), Antônio Araújo, para prestar esclarecimentos à Câmara de São Luís a cerca dos constantes alagamentos nas principais vias da capital, decorrentes das fortes chuvas.

Estevão Aragão lembrou à mesa diretora da Casa Legislativa que o pedido, de autoria do vereador Cezar Bombeiro (PSD), foi aprovado pelos parlamentares desde maio deste ano. “Peço que a mesa marque a data da vinda do secretário de Obras, assim que retornarmos as atividades. Precisamos de explicações urgentes sobre a infraestrutura de nossa cidade”, disse.

Ação

No mês passado, após denúncias de moradores, a prefeitura chegou a ser acionada pelo Ministério Público por falta de asfalto em ruas dos bairros Jardim São Cristóvão I e II, além do Ipem São Cristóvão nas áreas de São Cristóvão e Cidade Operária.

O MP pediu asfaltamento, recuperação, drenagem e esgotamento sanitário, já que foi constado pela Coordenadoria de Obras, Engenharia e Arquitetura órgão, que a pavimentação alegada pelo município foi somente a aplicação de lama asfáltica, o que seria um reparo provisório.

Sá Marques denuncia falta de insumos na saúde de São Luís e cobra melhorias no transporte público para a população

O Vereador Sá Marques (PHS) ocupou a tribuna da Câmara Municipal na manhã de terça-feira (10), para denunciar a falta de insumos aos diabéticos nas unidades de saúde em São Luís. De acordo com o parlamentar, a Prefeitura está disponibilizando apenas a fita de teste, e não está distribuindo o Glicosimetro, equipamento que mede a glicose dos portadores de diabetes, e nem a seringa. O Governo do Estado é que está distribuindo a insulina.

Ainda no âmbito municipal, Sá Marques falou sobre a situação dos concursados que ainda não foram chamados para a Semed. Segundo ele, a Secretaria ainda não chamou nem a metade dos concursados, as vagas hoje são ocupadas por seletivados. O concurso já ultrapassou em quase dois anos o prazo determinado por Lei, sendo que o seletivo foi feito com prazo de um ano e prorrogaram por mais um ano e depois mais um ano, o que não pode. Enquanto isso, os professores concursados estão esperando para ocuparem suas vagas na Semed.

TRANSPORTE EM PAUTA

Ainda em seu pronunciamento, o vereador também criticou a retirada do ônibus do bairro do Caratatiua, feita pelo secretário de trânsito municipal, Canindé Barros, e da falta do Ponto de ônibus da igreja São Judas Tadeu, derrubada em uma perseguição policial, ação esta que já foi solicitada há um ano.

Ainda na oportunidade, Sá Marques cobrou a revitalização e restauração da Feira do João Paulo, da Forquilha, e o retorno da linha de ônibus do Caratatiua, pois as pessoas do bairro andam no mínimo um quilômetro para pegar ônibus ou na Avenida dos Franceses ou de São Marçal, o que, segundo ele, constitui  uma temeridade a integridade física dos moradores , devido a possibilidade real de assaltos, tanto pela manhã quanto a noite.

Finalizando seu discurso, criticou o encaminhamento feito pelo Presidente Michel Temer, do  projeto no qual será pago 40% ao Plano de saúde em todo procedimento utilizado, exame ou cirurgia.

Lei de autoria da vereadora Bárbara Soeiro vai melhorar a educação

O desempenho de alunos na sala de aula e o incentivo à educação na formação de pessoas são pontos de referência do mandato da vereadora Bárbara Soeiro (PSC) na Câmara Municipal de São Luís. Para garantir o crescimento educacional dos estudantes, a Lei n°488, promulgada em 06 de março de 2018, de autoria da parlamentar determina a implantação do serviço de assistência psicopedagógica em toda Rede Municipal de Ensino.

A profissão psicopedagogo foi regulamentada na década de 1970 pelo Ministério da Educação. Ela serve para compreender o processo de desenvolvimento da aprendizagem humana na área da Saúde, e na área da Educação detecta possíveis perturbações que podem comprometer o aprendizado dos alunos.

Segundo Bárbara Soeiro, a educação municipal deve crescer com a aprendizagem dos estudantes equiparadas no mesmo nível, mas problemas familiares ou psicológicos atrapalham alguns alunos, o que impede a continuidade do processo.

“A assistência psicopedagógica vai fazer a função de previnir, diagnosticar e intervir quando os alunos apresentarem problemas de aprendizado. A implantação desse profissional na  Rede Municipal  de Ensino vai trazer resultados imediatos e fazer com que a educação e os ensinamentos sejam alcançados por todos das sala de aula” relatou a parlamentar.

A Secretaria Municipal de Educação será responsável pelo trabalho do psicopedagogo, mediante a necessidade de cada escola. Os alunos serão atendidos durante o período escolar em ação conjunta com a Coordenação Pedagógica, professores e outros profissionais.

Honorato Fernandes lança pré-candidatura a deputado em Imperatriz neste sábad

O vereador Honorato Fernandes, presidente do Diretório do PT de São Luís, vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão. O lançamento da sua pré-candidatura a deputado será neste sábado (14), a partir das 17h, na Associação Médica, em Imper

atriz.

O evento deve contar com as presenças de lideranças do Partido dos Trabalhadores, dentre elas o presidente da legenda, Augusto Lobato; o deputado federal Zé Carlos; além de convidados. Apesar de ser em Imperatriz, o ato politico deve contar com a presença de lideranças de toda a região tocantina, como Amarante, Buritirana, Açailândia e demais municípios.

Honorato Fernandes, de 42 anos, é analista de sistemas e especialista em gerenciamento de projetos, com formação pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Ele está no exercício do segundo mandato de vereador de São Luís e atualmente é o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara da capital.

O pré-candidato é filho da saudosa professora Ieda Batista, lendária ativista de movimentos populares e uma das fundadoras do PT no Maranhão. Apesar do forte vínculo com o petismo (a mãe dele foi candidata aa deputada federal pela sigla), só se filiou oficialmente ao PT em 2011. Em 2012, encarou o primeiro vestibular das urnas, elegendo-se vereador com  3.664 votos.

Em 2016, experimentou um crescimento de quase 30% no eleitorado, uma vez que foi reeleito com 4.609 votos.  No Processo de Eleições Diretas (PED) que o levou à presidência do PT Municipal, conquistou 52%  do eleitorado e ainda se mobilizou pela eleição de Augusto Lobato,  eleito presidente estadual da agremiação partidária.

Durante o evento do pré-lançamento da campanha, Honorato deve destacar alguns pontos que motivaram o desejo de disputar uma das 42 cadeiras da Assembleia Legislativa cujo objetivo é fortalecer o partido no parlamento estadual. Além disso, deve voltar a defender a candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *