Informativo da Câmara Municipal de São Luís

 

Cézar Bombeiro inspeciona creche, constata falta de apoio  do poder público e pais são contra transferência de crianças 

Em atendimento as preocupações de pais de crianças que estudam na Creche Professora Maria de Jesus Carvalho, que fica no bairro da Camboa, o vereador César Bombeiro (PSD) fez, na terça-feira, (17), uma visita de inspeção na unidade de ensino, que faz parte da rede municipal de educação, onde constatou a falta de apoio do poder público, bem como a preocupação dos pais com a proposta da Prefeitura para transferência das crianças da instituição enquanto a mesma irá passar por um período de reforma.

Os pais das 410 crianças entre 03 e 05 anos atendidas pela creche em tempo integral das 8 às 17 horas destacam que o diretor Aquiles Berredo administra a unidade com competência e zelo, o que foi confirmado pelo vereador, que conheceu todo interior do estabelecimento e viu uma realidade muito difícil de ser encontrada em qualquer escola municipal, mas precisa de importantes aportes de serviços para melhorias dentro e fora da parte física do prédio.

Cézar Bombeiro tomou conhecimento da existência de uma proposta de transferir a creche para a Escola Paulo Freire por um prazo de 150 dias, enquanto for feito o procedimento da prometida reforma. Numa avaliação rápida, quem tem conhecimento do caso, será uma perda irreparável para as crianças, além da séria dúvida de que o trabalho seja executado efetivamente dentro do prazo estabelecido.

Um grupo de mães disse ao vereador Cézar Bombeiro que conhecem as escolas do município que entraram na conversa de uma reforma igual a que está sendo proposta, e quase três anos ainda não conseguiram retornar, em razão da prefeitura não ter honrado o compromisso assumido com a sociedade.

Convém ressaltar, que as senhoras têm suas preocupações, levando-se em conta que a Prefeitura de São Luís assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público para fazer reformas em 52 escolas, e até a presente data não conseguiu executar as obras que foram prometidas.

A apreensão dos pais de alunos da Creche Maria de Jesus Carvalho é o fato de que a transferência da unidade para outro local, seja a total destruição de um estabelecimento de qualidade e que conta com uma direção competente e responsável a apoio dos pais de alunos e das comunidades da área da Camboa e da Liberdade, não apenas como voluntários, mas com o compromisso de manter a qualidade de ensino existente atualmente, afirmou Cézar Bombeiro.

ADMINISTRAÇÃO SÉRIA

Durante a sua visita a Creche Professora Maria de Jesus Carvalho, o vereador Cézar Bombeiro teve o cuidado de observar o trabalho que vem sendo realizado no estabelecimento, e disse constatar que o diretor Aquiles Berredo tem procurado fazer uma administração séria e comprometida com os princípios que regem uma verdadeira educação voltada para o bom atendimento dos alunos.

Na oportunidade, o parlamentar do PSD conheceu todas as instalações, a exemplo da sala para atendimento médico pediátrico e fisioterapia, bem como o local amplo para aulas de balé, além de outros próprios para a recreação com grande brinquedoteca. O vereador soube ainda por parte da direção da escola que a unidade atende 18 crianças com acompanhamento especializado.

Cézar Bombeiro valorizou bastante a atitude do diretor, diante de um problema surgido na cisterna do prédio e proibiu todas as pessoas da creche escola de beber água do local, e os pais assumiram a responsabilidade de levar água potável para o estabelecimento, envolvendo inúmeros voluntários, dentre um deles que chegou a doar 30 garrafões de 20 litros.

A informação chegou até o vereador através de vários pais de famílias que atuam de perto em defesa do bom funcionamento da creche escola. Há necessidade urgente de reconstrução da cisterna, antes do reinício das aulas no dia 1º de agosto, e as obras ainda não têm data para início, o que é bastante preocupante, uma vez que sem água de qualidade ficará impossível o funcionamento do estabelecimento com 410 alunos em tempo integral e com um corpo considerável de servidores.

Carreta da Saúde é entregue à população no Anjo da Guarda

A Carreta da Saúde foi entregue à população no último sábado(14), em evento realizado na Praça da Ressurreição, no Viva do Anjo da Guarda. A iniciativa, que faz parte do Projeto Saúde na Comunidade, é resultado de uma proposta de campanha de 2016 do vereador Genival Alves (PRTB) e oferece serviços de saúde a diversas comunidades da capital com ações itinerantes. Atrações culturais e musicais animaram o evento, que contou com a participação do deputado federal Sarney Filho, do Padre Henrique e do Pastor Evangélico Adelino.

 O vereador Genival Alves vem se destacando em São Luís, principalmente pelo cumprimento de propostas feitas durante a sua campanha em 2016. Entre elas, o Projeto Saúde na Comunidade, que nasceu na pré campanha e já no segundo mês de mandato estava sendo colocada em ação, como explicou.

A Carreta da Saúde oferece serviços essenciais à saúde pública, buscando solucionar problemas existentes no município, que, de acordo com o vereador Genival Alves, possui apenas 32,2% do número ideal de equipes destinadas ao atendimento de saúde básica da família, determinado pelo Ministério da Saúde.  “Nós precisamos melhorar o atendimento básico da família. O Governo Federal autorizou 338 e o município só implantou 109, mas nós estamos avançando. Aprovamos neste semestre um projeto de resolução para implantar os 100% do programa saúde da família e estamos trazendo soluções, com o Projeto Saúde na Comunidade, trabalhando agora com a carreta”, ressaltou o vereado

]A carreta estruturada conta com consultórios e clínicas destinados a diversas especialidades, atenderá de forma itinerante, oferecendo serviços médicos e odontológicos a vários bairros de São Luís. “Serão oferecidos todos os exames laboratoriais. preventivo, ginecologista, pediatra, clínico geral, gabinete odontológico completo para atender à comunidade. Esse é o nosso compromisso com a comunidade”, destacou Genival Alves.

INICIATIVA

Todo o Projeto foi realizado com verba própria do vereador, que afirma destinar seu salário para a concretização do mesmo. A iniciativa foi parabenizada pelas lideranças e representantes políticos presentes, entre eles o deputado federal, Sarney Filho, que ressaltou as ações do vereador.

“Ações como essa ajudam a complementar o oferecimento de serviços que, a rigor, deveriam ser do poder público municipal e estadual, mas o vereador Genival, está fazendo o seu papel muito bem, por conta própria, sem nenhum recurso público, é bom deixar isso claro, e pelo que vi, foi um compromisso de campanha e ele está cumprindo. Em um momento em que a classe política está tão questionada, você tem um vereador que cumpre com seus compromissos, isso é muito importante, destacou Sarney Filho.

Durante o evento, que atraiu representantes de diversas comunidades da cidade, o encerramento aconteceu com o show do cantor Bruno Shinoda.

Pavão Filho propõe criação do Programa de Profissionalização de Pessoa de Rua

Encontra-se tramitando nas comissões técnicas da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 093/2018, apresentado pelo vereador Pavão Filho (PDT), onde faz a proposta de criação do Programa de Profissionalização da Pessoa em Situação de Rua no município de São Luís.

Segundo ele, a proposta tem o intuito de profissionalizar pessoas que vivem em situação de rua, “visando de inseri-las no mercado de trabalho, promovendo justiça social e oportunizando novas possibilidades, assim como melhorar a autoestima dos que se encontram em situação de moradores de rua”, completa o parlamentar pedetista.

Explica Pavão Filho que “o Programa proporcionará às pessoas de rua cursos de capacitação, oficinas, palestras e tratamento de combate às drogas”. Completa ele que a iniciativa espera contar com parceria com o setor privado e entidades comunitárias, com a finalidade de promover justiça e inclusão social e tratamento igualitário para todos. Ao término do curso os participantes receberão certificados e cartas de recomendações emitidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Câmara Municipal aprova 2 projetos de lei da vereadora Fátima Araújo

A Câmara Municipal de São Luís, aprovou antes do recesso parlamentar, dois projetos de lei de autoria da vereadora Fátima Araújo (PCdoB). Após aprovação, os dois projetos irão para redação final e depois para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Desde que assumiu a cadeira de vereadora, Fátima tem sido uma espécie de intermediadora do povo com a gestão pública.

No Projeto de Lei Nº 087/2018, Fátima Araújo pede a implantação de matéria curricular que visa o ensino sobre Direitos e Deveres, Relação Humanas e Violência.  De acordo com o Art. 4º, a carga horária deverá ser adequada de acordo com as demais disciplinas e organização letiva, de modo que esta deverá ser ministrada pelo menos uma hora/aula (cinquenta minutos) por semana. Já no Art. 5º, as escolas terão um prazo de um 6 (seis) meses para se adequarem às exigências desta lei, contados a partir da data de sua publicação.

Já no Projeto de Lei Nº 088/2018. a parlamentar do PCdoB pede a criação e implantação do Centro Especializado de Jovens e Adultos Autistas do Maranhão (CEJAAM). De acordo com o Art. 1º do projeto de lei, fica instituída ao Poder Executivo Municipal junto ao Ministério da Saúde, a obrigatoriedade de criar uma unidade de atendimento, denominada CEJAAM. Já no Art. 2º, o atendimento será dirigido exclusivamente a jovens e adultos de 18 (dezoito) a 50 (cinquenta) anos, com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista –  TEA, no âmbito do Município de São Luís.

De acordo com o Art. 3º, o CEJAAM, tem como objetivos primordiais a inclusão de jovens e adultos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA na vida social, e no mercado de trabalho de forma participativa, dinâmica e mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *