Informativo da Câmara Municipal de São Luís

Cézar Bombeiro volta a condenar articulação de empresários para mais um aumento nas tarifas dos coletivos

 Por ocasião aumento das tarifas dos transportes coletivos de São Luís com percentuais variáveis entre 6,45% e 22%, o sindicato dos proprietários das empresas se manifestou publicamente de que o reajuste foi bem abaixo do que precisam para operar. Chegaram a afirmar que o menor valor de uma passagem para que possam honrar compromissos e prestar serviços com eficiência deveria ser superior a quatro reais.

As articulações de empresários e rodoviários tem o respaldo de alguns segmentos políticos partidário iniciando com o atraso nos pagamentos de salários e outros direitos de motoristas, cobradores e fiscais e estes ameaçam com movimentos paredistas.

As empresas alegam dificuldades e choram miséria dizendo que estão operando no vermelho e que não estão conseguindo honrar compromissos essenciais. A verdade é que despois da concorrência pública bastante favorável aos empresários, eles não honraram até agora os seus compromissos. O serviço continua com péssima qualidade, com coletivos velhos em carrocerias novas e que diariamente deixam trabalhadores e outros usuários nas ruas e avenidas com as panes mecânicas além das viagens que são bastante demoradas e desconfortantes, e que infelizmente não sofrem qualquer tipo de fiscalização.

Cézar Bombeiro (PSD), que foi o primeiro vereador a se posicionar publicamente contra o aumento das tarifas, qualificou o reajuste variável de 6.45% a 22% fora da realidade para a população de São Luís e municípios da Região Metropolitana. Registrou que a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado não deram nos últimos anos reajustes salariais para os servidores públicos, salientando também que o salário mínimo foi reajustado no dia primeiro dia do ano, em 1,88%.

 Acreditando que podem ser bem sucedidos em um novo aumento, os empresários e rodoviários estão querendo criar um problema sério com a população que está no seu direito de se manifestar contra o primeiro aumento e em hipótese alguma vai aceitar outro reajuste em menos de um mês, diz o vereador. O momento é de crise, com muitas famílias passando fome por falta de emprego e não se pode tripudiar de uma população pacifica e ordeira, que diante de fortes pressões pode ir para as ruas fazer reivindicações, afirma Cézar Bombeiro, relatando que vai propor ao Legislativo Municipal uma avaliação da Concorrência Pública para os transportes coletivos.

Vereadora Fátima Araújo visita o deputado Othelino Neto na Assembleia.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu a visita de cortesia da vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB), na tarde desta segunda-feira (29), no gabinete da Presidência. Ela estava acompanhada de sua chefe de gabinete, Janne Lopes.

A vereadora declarou que foi parabenizar o deputado Othelino pelo brilhante trabalho que vem realizando no Maranhão e, também, agradecer pela ação parlamentar que viabilizou o serviço de recuperação asfáltica para os bairros João de Deus e Vila Conceição. “Em nome dessas comunidades, agradecemos ao deputado Othelino e reafirmamos nossa parceria. Nossas comunidades precisam de muito mais”, acrescentou.

O deputado Othelino disse que ficou muito feliz com a visita da vereadora, que também é sua colega de partido e tem uma atuação muito forte em várias comunidades de São Luís, principalmente na região do João de Deus. “Temos uma parceria com a vereadora e ficamos satisfeitos em poder atender, na medida do possível, as demandas das comunidades que ela muito bem representa.  Essa parceria vai ajudar várias comunidades de São Luís”, assinalou.

Em sua página na rede social Facebook, Fátima Araújo descreveu seu encontro com o presidente da Assembleia deputado Othelino Neto. “Estive hoje (29) com o meu deputado e presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto para tratarmos de assuntos relacionados às necessidades das comunidades com as quais convivo. Nobre deputado, agradeço por sua cordialidade de sempre e pela parceria. Sigamos em frente. Juntos somos mais fortes”, destacou a vereadora Fátima Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *